PROJETO GAUCHO SIN FRONTERAS

AMANDA INES BUBLITZ, BRUNA AMANDA GODINHO ROCHA, ELOINA KAPPAUN, CAMILA BARRIOS, DANUSA FERNANDA DE OLIVEIRA, CAMILO DARSIE DE SOUZA, ERNESTO LUIS ALVES, GUANAÍRA CORVELLO EREIRA

Resumo


O presente trabalho desenvolveu-se por meio de uma perspectiva Interdisciplinar, de acordo com os preceitos que sustentam o subprojeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Unisc, visando o Projeto Gaucho sin Fronteras. Neste projeto, trabalhamos a questão do gaúcho a partir de diferentes eixos, por exemplo, as lendas presentes em outros países da América do Sul, colonizados inicialmente (como o Rio Grande do Sul, que posteriormente se tornou parte do Brasil) pelos espanhóis. Os objetivos do projeto envolvem a construção do conhecimento junto a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, no Colégio Professor Luiz Dourado, sobre a história do Rio Grande Do Sul. Este conteúdo faz parte desta fase do ensino, dando enfoque às questões culturais, históricas, geográficas e linguísticas do estado. Durante o processo do projeto, utilizou-se como metodologias: pesquisa na sala de informática, com o auxílio das bolsistas do subprojeto de informática, cuja pesquisa se centrou no significado do que seria um gaúcho de acordo com as representações culturais tradicionais e não o termo utilizado para descrever aqueles que nasceram no Rio Grande do Sul. Após, realizamos a apresentação de um teatro com os demais subprojetos participantes, sobre o tratado de Tordesilhas, com o enfoque nas características que herdamos dos colonizadores, até os dias atuais, e a influência destas em nossos dias atuais. Com auxílio das bolsistas do subprojeto de Letras, foram trabalhadas lendas sobre o surgimento do chimarrão e, a partir disso, foi elaborado um livro com produções dos próprios estudantes, sendo que, neste processo, além de materiais escritos, realizou-se a criação de histórias em quadrinhos e animações para que o livro fosse construído. O projeto continuará durante todo o segundo semestre de 2015, quando ainda serão realizadas atividades sobre a construção e desconstrução do vestiário gauchesco e da própria significação do termo "gaúcho". Os principais resultados foram a abordagem de temas desconhecidos ou pouco trabalhados com os alunos em sala de aula; atividades lúdicas para a apresentação de conteúdo, principalmente nos mais densos, facilitando a compreensão do aluno; trabalho coletivo entendendo as posições diversas que ocorrem durante a preparação, além de atividades em conjunto com os demais subprojetos, fazendo com que se compreenda que todas as disciplinas trabalhadas possuem vínculos, e não somente cada uma em sua a área de atuação. Concluímos parcialmente que o trabalho em questão é de extrema importância para a construção do conhecimento dos alunos envolvidos no projeto, como aqueles relativos à história de seu estado e os motivos de o chimarrão, por exemplo, ser tão tradicional em nosso estado. Além disso, destaca-se a importância de se identificar os motivos pelos quais nos comportamos e temos hábitos diferentes dos demais estados brasileiros e a importância que o processo de colonização desta região teve nessas características regionais.


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