O USO DA MÍDIA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM: BLOG COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.

GRAZIELA MARTINI, SHANA BOHN DOS SANTOS, OLGARIO VOLGT

Resumo


O presente trabalho trata da necessidade de estimular o engajamento dos estudantes em sala de aula através do uso de novas tecnologias. Nesse sentido, está sendo desenvolvida a produção de um blog interdisciplinar na escola E.M.E.F Menino Deus, no município de Santa Cruz do Sul, que ocorre nas oficinas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID/História- Unisc. O trabalho tem como objetivo divulgar a história da escola Menino Deus, ampliando as discussões de conteúdos trabalhados em sala de aula e, também, valorizar, na comunidade em geral, a produção realizada pelos alunos. Como primeira etapa criou-se o blog da escola Menino Deus, onde os alunos têm a oportunidade de aprender a administrar esse tipo de mídia, que é uma rede social digital. Após, foram elencadas as categorias a serem publicadas, como as páginas de humor, horóscopo, esporte e culinária e também as notícias semanais em torno dos acontecimentos da escola e trabalhos realizados por professores de diferentes disciplinas, como forma de integrar os demais alunos da escola ao blog, visto que a socialização é parte preponderante do processo. Como medida legal e administrativa, é enviado para os pais um pedido de autorização do uso da imagem do discente, para que se torne possível realizar postagens de fotos dos alunos e para que os mesmos compareçam à escola em turno oposto ao de aula para realizarem pesquisas e entrevistas. Até a presente data os alunos já aprenderam a utilizar o espaço de edição do blog e iniciaram as postagens sobre assuntos relacionados à escola e demais páginas por eles criadas. O blog repercutiu positivamente, recebendo diversos acessos dos demais alunos da escola, professores e comunidade. Em apenas dois meses, os "blogueiros" já receberam elogios do grupo de professores e supervisão da escola e ainda receberam dicas de matérias a serem publicadas. A inclusão de recursos digitais dentro da oficina do PIBID possibilitou aos alunos uma maior participação nas atividades escolares e proporcionou benefícios em sua aprendizagem, ampliando o espaço da sala de aula. Além disso, criou-se maior interação entre discentes e docentes, que debatem os assuntos propostos nas matérias a serem postadas. É de suma importância, salientar que houve cooperação entre os alunos, sendo observado nos mesmos maior autonomia e autoestima, devido às entrevistas feitas com professores e também aos elogios recebidos pela criação do Blog.

Palavras-Chave: PIBID, Blog, Interdisciplinar, Oficina.

Bolsistas: Graziela Martini da Silva e Shana Bohn dos Santos


Apontamentos

  • Não há apontamentos.