SOLETRANDO: LUZ À BIBLIOTECA INFANTIL

DIANA MEDIANEIRA GOMES SILVA, LUANA GRASIELA SCHONARTH, SUIANI SANTOS DE OLIVEIRA, ÂNGELA RONCKOWIAK, ELEMAR GHISLENI

Resumo


O presente estudo vincula-se ao Subprojeto 3 - Letras Português, referindo-se a uma proposta de revitalização da Biblioteca Infantil na E.M.E.F. Professor Luiz Dourado. Partindo da vontade e do incentivo dos próprios professores e supervisores do PIBID de recuperarmos o espaço específico de leitura e retirada de livros dos alunos das séries iniciais, desenvolvemos um projeto que contemplasse os alunos, a leitura e o espaço físico já disponibilizado para o trabalho - a futura Biblioteca Infantil. Sabemos que a leitura, para ser realizada com prazer, exige um conjunto de fatores, principalmente o do pensar a organização do espaço em que se lê, observando as cores do ambiente, a disposição das prateleiras, a iluminação do espaço e outros elementos que, se bem conduzidos, podem vir a facilitar o processo. A intenção foi planejar um espaço específico para os leitores em formação, um lugar de infância, de viajar, de criar, de mudar, um lugar de ler, no sentido mais poético da ação, possibilitando, assim, o próprio letramento literário. Para isso, transformamos o cinza da sala com a vida do verde; os vidros escuros - anteriormente pintados para amenizar o calor -, em portais de passagens do sol; as cortinas pesadas, em longos tecidos suaves; as altas estantes de ferro, em pequenas (e muitas) prateleiras coloridas, com tamanhos adaptados às necessidades dos pequenos leitores; as paredes inutilizadas, em suporte para casa de fantoches, com diversas cores e texturas. Como objetivo, o desejo de garantir um ambiente visualmente limpo, agradável aos olhos dos pequenos, com detalhes que digam e façam sentido ao seu meio de convívio e, antes de tudo, um espaço funcional, adequado e seguro para receber crianças. Da mesma forma, por questões de economia e de reaproveitamento, foi desenvolvido um trabalho em equipe com o Subprojeto de Biologia, confeccionando puffs de garrafa pet para acomodar os pequenos leitores. O processo de revitalização contemplou, certamente, os livros que a escola já dispunha para o público infantil e, para futuro próximo, reservou um espaço para novas aquisições. Partindo das reflexões já desenvolvidas com os colegas e coordenadores do PIBID Letras Português, a separação e catalogação das obras infantis foi conduzida pelo seu respectivo gênero: poemas, narrativas e livros imagéticos. A relação das crianças com a literatura deve ser pautada pelo prazer, pela descoberta, sem qualquer obstáculo criado pelo didatismo. A literatura é expressão de vida, é própria do ser humano, para realmente torná-los humanos, é estímulo à sensibilidade sem que haja qualquer indício de cobrança. Assim, a Biblioteca Infantil é pensada como um meio de conduzir os pequenos estudantes, alunos e futuros leitores ao mágico e infinito universo do imaginar com livros.


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