UMA EXPERIÊNCIA NA MONITORIA E INTERVENÇÃO

JULIA RODRIGUES VALENTE, MAIARA HELENA WERNER, ANGELA COGO FRONCKOWIAK, ELEMAR GHISLENI

Resumo


Como participantes do Subprojeto Letras Português, do PIBID/UNISC, de março a agosto de 2015, estamos atuando na E.E.E.M. Nossa Senhora da Esperança. Iniciamos nossas atividades na escola com oficinas de monitoria e intervenção, na turma do 5º ano. O ambiente da biblioteca escolar foi utilizado para os trabalhos com a respectiva turma, usando o conto e a narrativa como forma de melhorar o desempenho da escrita, da leitura e da oralidade. Começamos os nossos trabalhos junto à turma apresentando para eles um conto de terror, pois determinamos esta como a nossa temática principal. Assim, os alunos puderam ter contato com um livro deste gênero, no qual havia diversos outros contos além daquele escolhido. Após, foi pedido para que eles desenhassem uma passagem da história que os tivesse marcado, que escrevessem sobre ela e como se encaixaria dentro do conto lido. Nas oficinas seguintes, como sugerido pela professora da turma, usamos as lendas indígenas como forma de exercitar a oralidade dos educandos, sem deixar de lado o eixo temático proposto anteriormente. Da mesma forma, também desenvolvemos atividades com dobraduras que representavam as lendas contadas, sempre visando o envolvimento da escrita e da leitura em cada exercício. A construção de um cartaz com as dobraduras feitas pelos estudantes junto de suas histórias foi exposto na escola, podendo assim ser conhecido e admirado por todos. Contemplando as atividades, antes que entrassem em recesso escolar, foi passado o filme "A Noiva Cadáver", de Tim Burton, com o mesmo tema. Por fim, a turma produziu uma resenha sobre o filme, para que pudéssemos avaliar se houve ou não significativa melhora, com o desenvolvimento das oficinas, no processo de compreensão textual. Como nosso Subprojeto é reconhecido pela atividade de revitalização das bibliotecas em algumas escolas do município de Santa Cruz do Sul, conversamos com a nossa supervisora e comunicamos a ela o nosso interesse em desenvolver, em conjunto com a bibliotecária, atividade similar, pois o período que estivemos no espaço da biblioteca nos mostrou essa necessidade. Com isso, propusemos um projeto em que constavam as possíveis atividades que realizaríamos no segundo semestre de 2015. Nossa intenção é favorecer o letramento literário e a formação de leitores não só através de atividades centradas na leitura da palavra escrita, mas também proporcionando modificações no ambiente da biblioteca, para que o espaço torne-se, de fato, atrativo para toda a comunidade escolar.


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