ORGANIZAÇÃO DO ACERVO E MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE PESQUISA NO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA UNISC.
Resumo
Introdução: O CEDOC (Centro de Documentação da UNISC), ligado ao Departamento de História e Geografia, visa reunir, classificar, preservar e colocar à disposição de especialistas e público em geral o acesso a importantes fontes documentais que fazem referência à cultura, à economia, à política, enfim, ao comportamento dos diferentes grupos sociais que formam a sociedade do Vale do Rio Pardo. Entretanto, dispõe de poucos recursos para facilitar o acesso dos pesquisadores aos documentos, desde luvas até catálogos de pesquisa. Ainda carece de equipamentos de informática e estantes para dispor o material de forma a facilitar a disposição dos documentos. O projeto "Organização do acervo e melhoria das condições de pesquisa no Centro de Documentação da UNISC" iniciou em março de 2015 e tem previsão de término para fevereiro de 2017. Como as atividades desenvolvidas no CEDOC atualmente são quase que exclusivamente o atendimento ao público, pretende-se melhorar a organização do acervo, tendo uma preocupação com a conservação, restauração, microfilmagem e digitalização do acervo iconográfico, bem como do acervo textual principalmente dos jornais. O passo seguinte é a sua disponibilização num Sistema de Acesso ao Arquivo. Objetivos: Reunir, classificar, preservar e colocar à disposição fontes documentais de origem pública e privada; possibilitar o intercâmbio de experiência de pesquisas entre professores e pesquisadores dos Departamentos da UNISC; oferecer aos alunos graduandos e pós-graduandos a possibilidade de melhoria de sua formação acadêmica; propiciar o aperfeiçoamento de professores e alunos pela participação em cursos, palestras, oficinas e seminários promovidos pelo CEDOC; estimular a parceria entre as prefeituras municipais e iniciativa privada e outras instituições na realizaç@£o de projetos e eventos; preparar pesquisadores para a elaboração de histórias municipais. Nesse sentido, o objetivo do projeto é qualificar e melhorar o atendimento do Centro de Documentação facilitando o acesso dos pesquisadores aos documentos. Metodologia: Reorganização dos Fundos e criação de um novo Fundo (História do Direito); Disposição do material em estantes de maneira mais acessível ao funcionário e/ou bolsista; Inventário dos documentos e das fotografias; Acondicionamento das peças com salvaguardas contra umidade, poeira, mofo e umidade; Ajustes das fichas catalográficas e dos instrumentos de controle; Identificação das peças e seu registro; Digitalização dos documentos e das fotografias; Higienização do acervo. Principais resultados: Compra de luvas, máscaras, flanelas, pincéis de limpeza e rolos de papel pardo para melhor auxiliar na pesquisa e na conservação dos documentos do acervo. Adição de nova prateleira para disposição dos livros do Fundo CEDOC. Reorganização dos fundos Mauá, Cooperativas, Ensino Superior em Santa Cruz do Sul e Fundo CEDOC. Conclusão do trabalho: Maior número de alunos e pessoas da cidade de Santa Cruz do Sul e região tem procurado o acervo do CEDOC para as suas pesquisas. Com a reorganização e os materiais adquiridos a pesquisa, limpeza e conservação ficaram mais rápidas e eficientes.
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