TRABALHO COM MENINAS ABRIGADAS DE 8 A 12 ANOS

AMANDA KNECHT DE BAIRROS, JESSICA BRANDT, SUÉLLEN AMOS, MIGUEL ANGEL LIELLO

Resumo


O projeto COPAME teve início no ano de 2010, tendo como objetivo promover o bem-estar geral da instituição. Conta com uma equipe multidisciplinar, sendo coordenado por acadêmicos do curso de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Os alunos do curso mencionado buscam atingir o objetivo do projeto através da realização de atividades com quatro grupos distintos, entre eles há um grupo composto pelos funcionários responsáveis pelo cuidado das crianças e os demais são divididos por idade e sexo. As presentes estagiárias coordenam o grupo composto por meninas com faixa etária entre 8 e 12 anos, desde o primeiro semestre de 2015. As atividades ocorrem semanalmente, de forma lúdica, tendo uma hora de duração. Visam momentos de introspecção, promoção de autoconhecimento, bem como a melhoria do relacionamento entre os membros do grupo. A expressão verbal direta dos sentimentos não é um objetivo, visto que para uma criança pode ser muito difícil expressar um sentimento oralmente, além disso, esta atitude poderia despertar conflitos na rotina da instituição. Em um destes encontros, as meninas do grupo confeccionaram um filtro dos sonhos, objeto este, que foi criado por uma antiga tribo indígena, a qual percebeu que nos ambientes onde haviam teias de aranha a frequência de sonhos ruins era menor, sendo assim, resolveram criar um filtro, que na verdade é uma grande teia, que tem a função de separar os sonhos bons das energias ruins, que podem nos fazer mal. De acordo com a lenda, o filtro de sonhos deve ser pendurado sobre a cama das crianças, fazendo com que os sonhos bons saibam exatamente por onde devem ir, passando pelo buraco central da teia, ao contrário dos sonhos e energias ruins que acabam se perdendo e se prendem nos fios. Quando os raios de sol surgem, os sonhos ruins desaparecem. No decorrer da atividade, o grupo mostrou-se resistente e pessimista, duvidando da sua própria capacidade para a realização da tarefa. Houve também frustração por parte de algumas integrantes, que sugeriram a desistência como sendo a melhor solução. Esta angústia foi substituída pela solidariedade das integrantes que tiveram facilidade para desenvolver o objeto, pois estas se disponibilizaram para ajudar as demais colegas. Observou-se que o momento foi de ressignificação e união entre o grupo. Através das dificuldades presentes no início, todas tiveram êxito, concluindo que, assim como na vida de cada uma, com afetos, cooperação e paciência, dificuldades podem ser superadas. Ao término desta atividade, assim como as demais, o sentimento de superação se mostrou fortemente presente, sendo este um fenômeno importante, não só para o grupo, mas também para o crescimento pessoal. O grupo como um todo obteve êxito na atividade. Observa-se que, ao passo que as atividades acontecem e se concretizam, há uma frequente evolução no desenvolvimento biopsicossocial do grupo das meninas. As presentes estagiárias se sentem muito felizes e gratas por poderem fazer parte deste belo projeto.


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