PIBID/UNISC NA EMEF MENINO DEUS: CINCO ANOS INTEGRANDO A COMUNIDADE ESCOLAR

DIEGO ILDONEI LIMBERGER, LAURA MARCINE PRANKE, SILVANA SOARES RODRIGUES DOS SANTOS, CARLA CRISTIANE MERGEN

Resumo


O PIBID, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, é uma iniciativa da CAPES que visa promover a articulação entre educação superior e as escolas da rede pública de ensino. Através deste programa, acadêmicos de cursos de licenciatura são inseridos nas escolas da rede pública de ensino, conhecendo seus ambientes e interagindo com professores e funcionários. A UNISC aderiu ao PIBID em meados de 2010 e como forma de organização do projeto, denominado na instituição: "Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas", os cursos de licenciatura participantes foram reunidos por afinidades ou grupos, denominados Subprojetos. A EMEF Menino Deus, localizada em uma região de periferia da cidade de Santa Cruz do Sul e uma das maiores da rede pública municipal em número de alunos matriculados atendida pelo programa, compôs o primeiro grupo de escolas participantes do PIBID/UNISC. Na época, cinco subprojetos atuavam na escola. Hoje são doze subprojetos presentes nos três turnos de funcionamento da instituição, indicando o crescimento do programa como um todo. As atividades ocorrem em diversas modalidades, como oficina, intervenção, projeto, monitoria e apoio à gestão. Na primeira modalidade, as atividades são realizadas no turno oposto àquele em que o aluno estuda, apresentando temas variados, ou ainda complementando o conteúdo abordado anteriormente em sala de aula. Na modalidade de intervenção, o bolsista de iniciação à docência acompanha as atividades do professor em sala de aula, auxiliando-o diretamente. Na modalidade de apoio à gestão são realizadas atividades que auxiliam toda a área administrativa da escola. Em 2015 estão ocorrendo oficinas específicas das áreas de Letras, Educação Física, Química, Pedagogia, História e uma oficina Interdisciplinar. Ocorrem ainda intervenções nas disciplinas de Espanhol, Língua Inglesa, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física, Informática e Educação Física. O apoio à gestão ocorre com os bolsistas da Pedagogia, Informática e do Subprojeto Interdisciplinar. Nestas atividades, mais de quatrocentos alunos estão sendo contemplados e, ao longo destes cinco anos em que o programa ocorre na escola, estima-se que mais de dois mil alunos da comunidade tenham sido atendidos. Projetos de grande relevância já foram desenvolvidos desde 2010, com o apoio do PIBID e se mantêm até os dias atuais, como o "Dia da Comunidade na Escola", "Mostra de Trabalhos" e "Grêmio Estudantil". Os impactos do programa na comunidade escolar são expressivamente positivos. O fato de haver oficinas em turno oposto ao que o aluno estuda permite que ele passe mais tempo na escola, ao invés de ficar pelas ruas do bairro ou ocioso em sua casa. Ainda, os alunos são auxiliados quanto ao aprendizado dos conteúdos curriculares e incentivados a realizar as atividades extraclasses propostas pelos professores. Os supervisores do programa na escola realizam reuniões semanais, em que são abordadas e avaliadas todas as atividades desenvolvidas, bem como, realiza-se o planejamento de novas oficinas ou intervenções em um contato direto com os bolsistas de iniciação à docência. O balanço dos cinco anos do programa na escola aponta um ganho inestimável de conhecimento para todas as partes envolvidas. Alunos e comunidade são beneficiados com atividades educativas. Bolsistas, supervisores e coordenadores beneficiam-se da possibilidade de aplicar na prática as teorias às quais se dedicam a estudar.


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