QUALIFICAÇÃO DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL PARA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

BRUNA LOPES GUTERRES , JAIRO BREUNIG

Resumo


O mercado está cada vez mais exigente, ficando evidente a busca por qualificação do trabalhador, tanto adulto, quanto jovem. Também é clara a dificuldade de jovens em situação de vulnerabilidade social conseguirem sua inserção no mercado de trabalho, principalmente em se tratando da busca pela primeira oportunidade profissional, pois eles não têm a experiência normalmente exigida pelas empresas e nenhum tipo de qualificação. Nessa realidade, percebe-se que há até mesmo um desinteresse decorrente da falta de confiança e da própria autoconfiança, em virtude da realidade em que vivem. E, nesse ponto, a psicopatologia pode ser pensada sob a ótica do "niilismo que contribui para a imobilização do pobre porque ele sente que nada pode ser feito" (MOREIRA, 2002, pag. 219). Pautado na preocupação com essa questão social, foi elaborado em 2012, pelo Professor Jairo Breunig, o projeto "Qualificação de Jovens em Situação de Vulnerabilidade Social para Inserção no Mercado de Trabalho", com o objetivo de capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para inserção no mercado de trabalho, por meio de um programa de treinamento profissional na área de vendas, com orientação e acompanhamento posterior para oportunidades nas empresas locais. Em seu quarto ano consecutivo, o projeto conta, em 2015, com o auxílio da bolsista Bruna Lopes Guterres, acadêmica do curso de Administração. Neste ano o projeto realiza-se no Bairro Santa Vitória, utilizando as instalações do Projeto "Semear Amigos", que havia identificado anteriormente o público-alvo para o projeto de Qualificação de Jovens. Após as inscrições dos alunos, o trabalho iniciou-se no mês de abril, com previsão de conclusão em novembro, com a realização de solenidade de formatura e entrega de Certificados na Unisc. Vários alunos ainda são imaturos para o mercado de trabalho, o que leva à necessidade de uma série de outras atividades, como a conscientização de questões como responsabilidade, ética e comprometimento. Para contornar a barreira da inexperiência e a pouca idade dos alunos, a metodologia foi repensada, buscando a motivação, a participação e a preparação para uma realidade que seria enfrentada futuramente. A metodologia utiliza aplicações de estratégias diferenciadas de ensino, de acordo com a atividade ou necessidade. São realizadas aulas expositivas e dialogadas, com utilização de slides, apresentações de vídeos, dramatizações de processos de vendas e exercícios. Os resultados atingidos até o momento foram relativamente satisfatórios, não tanto quanto o esperado, mas em constante progresso, visto que está havendo impacto social positivo, pouco perceptível por enquanto, mas nota-se mudança de comportamento dos alunos pelos sinais de amadurecimento e comprometimento. Apesar de persistir a irresponsabilidade de alguns, há melhoria da participação em aula e na convivência da turma. Pensa-se, assim como Virginia Moreira, que muitos destes jovens "são basicamente caracterizados pelo sofrimento psíquico, onde as desordens emocionais, o vício de drogas e a delinquência, a prisão e a ilegalidade têm suas origens na pobreza" (MOREIRA, 2002, pag. 209). A partir desse ponto de vista, acredita-se que a comunidade foi muito beneficiada, pois o projeto auxilia na geração de emprego, renda e, até mesmo, na redução do risco de esses jovens se envolverem futuramente com drogas, ou serem cooptados como mão de obra para facções locais.


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