PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: DA MOBILIZAÇÃO Á CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

JOICE KELLY BARCELLOS NEUVALD, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA

Resumo


INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, subprojeto 1- Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC na modalidade de docência assistida foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Dourado, localizada no bairro Arroio Grande, no munícipio de Santa Cruz do Sul. Uma vez por semana no turno da manhã no período de quatro horas, com crianças do 2° ano das séries iniciais, durante 2015/1. OBJETIVOS: Vivenciar situações pedagógicas em espaço real da sala de aula, aproximando estudos acadêmicos e práticas pedagógicas. METODOLOGIA: Nas atividades desenvolvidas pela professora com toda turma, observei que dois alunos ainda estavam na fase pré-silábica e os demais já no nível alfabético. Acompanhei os alunos que apresentavam dificuldades, auxiliando-os em todos os momentos em que precisaram de ajuda em aspectos de linguagem oral e escrita, de compreensão e de interpretação na leitura e escrita da fase inicial do alfabeto. A professora sugeriu que de forma lúdica e mobilizadora fossem elaboradas atividades que facilitam no processo de alfabetização dos alunos. Foi confeccionado com os alunos um alfabeto móvel, oportunizando aos com mais dificuldades um maior entendimento do processo de alfabetização, sendo este atendimento individualizado. RESULTADOS: Após acompanhar os alunos com dificuldades e auxiliá-los durante a aula observei que houve uma evolução de forma satisfatória na escrita, na leitura e na construção do processo silábico alfabético e também na organização de seus cadernos. A docência assistida oportuniza ao acadêmico a aproximação com os educandos, obtendo resultados muito significativos, em que os mesmos participam e interagem com entusiasmo e alegria. CONCLUSÃO: Considerando o trabalho realizado pela professora e as observações durante a docência assistida foi possível compreender de que forma utilizar outras metodologias e como estas pode facilitar a aprendizagem no processo de alfabetização. É preciso que as crianças sintam-se mobilizadas para a aprendizagem e esta seja prazerosa, para que aprendam com amor, alegria e dedicação. Ao realizar essa docência assistida percebi o quanto é gratificante contribuir na construção do conhecimento de uma criança, permitindo-lhe, juntamente com a professora, momentos de aprendizagens, os quais fizeram a diferença, compreendendo o processo de alfabetização e o quanto foi importante em seu convívio social. Sabemos que os resultados aparecerão aos poucos, pois é um processo lento e cada criança tem seu tempo neste processo de ensino-aprendizagem, mas é preciso que haja uma mobilização para com o conhecimento e que este não seja apenas realizado na escola, mas também na família, pois acredito que família e escola devem realizar um trabalho em equipe para o benefício da criança.

Palavras-chave: Alfabetização - Metodologias - Docência assistida


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