IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA PARA MONITORAMENTO DE TRÁFEGO

LEONEL PABLO TEDESCO, RODRIGO MICHEL

Resumo


A rápida expansão do setor automobilístico em todo mundo, especialmente no Brasil, impôs aos governos a necessidade da criação de uma infraestrutura rodoviária de forma a comportar a atual demanda, no entanto, a expansão desorganizada da malha rodoviária criou um sistema ineficiente, em que a sua contínua expansão tem cada vez mais evidenciado a precariedade de um sistema mal planejado, fazendo-se necessário um estudo profundo das condições atuais do trânsito para, assim, possibilitar um mais eficinte planejamento para novas obras e melhorias das já existentes. Através do processo histórico, sabe-se da necessidade de uma profunda análise do sistema atual, para que seja possível a projeção de alternativas otimizadas, a fim de desafogar as malhas rodoviárias. Atualmente, os sistemas legado, utilizados para a captura de informações relevantes do trânsito, são, em sua maioria, não interoperáveis. Neste sentido, a Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) adotou em 2009, através da resolução 3.323 e 3.323-A, o protocolo NTCIP (Nacional Transportation Communications for ITS Protocol) como o padrão a ser implantado no Brasil. Diante disso, este trabalho possui como objetivo a criação de uma ferramenta de aferição de trânsito, possibilitando o estudo do desta para auxilio no desenvolvimento de novas infraestruturas, além da manutenção das existentes. Para tanto, será desenvolvida uma ferramenta dentro das especificações do protocolo NTCIP, com foco principal nas técnicas utilizadas para o processo de coleta de dado e de monitoramento, sendo definidas, inicialmente, as mais adequadas formas para a captura destas informações, através de um comparativo entre as técnicas de sensoriamento mais utilizadas, podendo-se destacar as técnicas mais exploradas pela indústria, entre elas, as mais tradicionais, como os laços indutivos, até os sistemas mais sofisticados, como os capazes de obter o peso do veículo em movimento. Ainda, este trabalho aborda a utilização do sensoriamento por meio de infravermelho e, como principal argumento para a escolha deste, fatos como a possibilidade de operação mesmo em situações climáticas adversas, além da instalação não intrusiva. Posteriormente, será analisado um modelo para a abstração de informações reais em impulsos elétricos por meio de um microcontrolador, neste ponto, são abordados algoritmos especialistas para a obtenção das informações do sensor, além do estudo do mais eficiente método para a disponibilização desta informação para um microcomputador. A última etapa do processo se dará por meio da construção de um gerenciador de dados para a disponibilização de todas as informações para posteriores consultas. Os resultados possuirão como base a possibilidade de obtenção dos dados aferidos, conforme o protocolo.


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