O USO DO SOFTWARE GREAT STELLA NO ENSINO DE PRISMAS

FABIANE FISCHER FIGUEIREDO, SABRINA THAIS ROSA DOS SANTOS

Resumo


Neste trabalho destacamos uma pesquisa apresentada em 2015/01, na disciplina de Pesquisa no Ensino de Matemática II, do Curso de Matemática da UNISC, que teve como objetivo investigar como o uso do software Great Stella pode contribuir para o ensino e aprendizagem de prismas. Para atingir tal objetivo, a investigação ocorreu com um grupo de sete estudantes de 3º e 2º ano do Ensino Médio da escola Gaspar Silveira Martins, no município de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul, e envolveu a licencianda, que realizou as atividades no decorrer de duas horas-aula, no turno inverso em que ocorrem as aulas de Matemática. Os estudantes fizeram uso dos computadores disponíveis na sala de informática da escola para utilizar o software Great Stella, de folhas que possuíssem as atividades propostas, para nelas registrar as respostas obtidas, e de uma máquina fotográfica. Inicialmente, a licencianda propôs aos estudantes que reconhecessem e explorassem as ferramentas disponíveis no software, em seguida, foi proposta a primeira atividade, que consistia em visualizar quatro imagens: do Convento e da Basílica de Mafra (zimbório), localizados no distrito de Lisboa, em Portugal, do Marco Zero de São Paulo, de uma Colmeia e da Igreja São Sebastião Mártir (em Venâncio Aires, RS), que apresentam figuras geométricas (prismas) nas suas construções, as quais os estudantes deveriam reconhecer. Após esse reconhecimento, os estudantes representaram esses prismas no software Great Stella e verificaram a nomenclatura dos mesmos, bem como reconheceram o número de vértices, arestas e faces que cada um possui, e registraram essas respostas na folha da atividade. Além dessa atividade, foi realizada outra, que consistia em resolver o seguinte problema: ao comprar um determinado produto, um consumidor ficou em dúvida na hora de escolher a embalagem com a maior capacidade/volume, dentre duas embalagens feitas com o mesmo material, custando o mesmo preço e contendo produto de mesma qualidade. Se uma dessas embalagens (embalagem A) tem a forma de um cubo de aresta 5 cm e a outra (embalagem B) tem a forma de um prisma hexagonal regular de mesma altura do cubo, mas com aresta da base 3 cm, qual delas é mais vantajoso comprar? Diante dos registros escritos pelos estudantes quanto às atividades e do diário de aula da licencianda, no qual foram registradas as observações por ela realizadas no decorrer das atividades, podemos concluir que o software Great Stella auxiliou os estudantes no entendimento das atividades, principalmente durante a realização da primeira, já que o software oportuniza a visualização do prisma por completo e também sua rotação. A partir dessas possibilidades, os estudantes puderam contabilizar quantas faces, arestas e vértices determinado prisma possuía, da mesma forma que foi possível definir o nome do prisma e calcular sua área e volume. Assim, foi possível analisar, no decorrer das atividades, que o software Great Stella, além de despertar a curiosidade dos estudantes, também os ajudou a construírem seus conhecimentos matemáticos em relação aos prismas. Já na segunda atividade, o software foi utilizado com a intensão de descobrir em qual dos sólidos caberia mais líquido, o que despertou nos estudantes uma breve revisão do que haviam visto anteriormente. Dessa forma, notamos que os estudantes utilizaram do software não só para entenderem o conteúdo proposto, mas, também, para construírem seus conhecimentos matemáticos.


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