DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DE JOGOS DIGITAIS

MARCIA E JOCHIMS KNIPHOFF DA CRUZ, HEITOR DE HOLANDA RAMOS

Resumo


Visando oportunizar novos aprendizados aos estudantes de Licenciatura em Computação da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, junto ao Subprojeto de Informática, os alunos participam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, recebendo apoio financeiro da CAPES/MEC. O bolsista, atuante na EMEF São Canísio durante o ano de 2015, está desenvolvendo um trabalho com os alunos da Educação Infantil de faixa etária entre quatro e cinco anos de idade, utilizando softwares educativos com o propósito de melhorar a coordenação das crianças, que, em sua grande maioria, estão tendo o seu primeiro contato com computadores. As atividades são realizadas no laboratório de informática, os jogos envolvem movimentação com o mouse, pintura de imagens e relações mentais, como a memorização de objetos. Durante as atividades, cada aluno é orientado individualmente pelo professor responsável e pelo bolsista PIBID. Até o momento todos os resultados são satisfatórios, sendo que a dificuldade de controle do mouse foi o principal obstáculo para realização de certas atividades no laboratório de informática. Na busca da solução para este problema, todas as tarefas realizadas no mês de abril foram voltadas ao tema "coordenação de ações", que envolve a generalização de ações, ou seja, a aplicação de um esquema mental para situações novas, que exigem ação do sujeito, nesse caso, alunos da Educação Infantil, ampliando a compreensão, pois um jogo digital exige uma ação específica, inédita da criança, que busca em seus esquemas mentais anteriores elementos para vencer o desafio, ampliando seu conhecimento. As ações exigidas pelos jogos digitais vão além do emprego da motricidade, exigem várias ações mentais superiores, como analisar, relacionar e interpretar. Nesse sentido, os jogos educativos quebram barreiras e proporcionam uma ótica diferente das aulas tradicionais, com tarefas rotineiras e nada desafiadoras, que apenas reproduzem conhecimentos e não encaminham reflexões. Os jogos digitais oportunizam o aprendizado por descoberta e incentivam a socialização entre os alunos, além de combater a exclusão digital, que abarca a parcela da população que não tem acesso ao uso de tecnologias, sejam elas de informação, comunicação ou qualquer outra área tecnológica. As causas são diversas, partindo das disparidades socioeconômicas presentes no nosso país ou até mesmo pelo fato de algumas pessoas residirem em lugares "esquecidos" pelas empresas que oferecem os serviços de tecnologia, nesse sentido, os bolsistas do PIBID de Licenciatura em Computação seguem fazendo uso destes recursos e tentando proporcionar aos alunos da rede publica de ensino experiências que ajudem a construir uma base solida de conhecimento e os preparando desde cedo para o mundo tecnológico e informatizado que vivemos atualmente.


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