O ENSINO DE POLINÔMIOS POR MEIO DE UM JOGO EDUCATIVO DIGITAL ENVOLVENDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

FABIANE FISCHER FIGUEIREDO, DYESSICA DOS SANTOS HELFER

Resumo


Neste trabalho destacamos resultados de uma pesquisa qualitativa, que foi apresentada em 2015/01 à disciplina de Pesquisa no Ensino de Matemática II, do Curso de Matemática da UNISC. Por intermédio deste trabalho, buscamos investigar o processo de ensino e aprendizagem de polinômios por meio de um jogo educativo digital envolvendo a resolução de problemas. Para atingir esse objetivo, a licencianda elaborou um jogo digital, intitulado Resolução de Problemas - O mistério dos Polinômios, desenvolvido no software JClic e que apresenta uma história com situações problemáticas que, para serem solucionadas, necessitam a representação de expressões algébricas, cálculos de valores numéricos e as quatro operações com polinômios. Esse jogo digital foi proposto em uma prática pedagógica que ocorreu no mês de abril de 2015 e que teve três horas-aula de duração; nela foram envolvidos a licencianda e uma turma composta por nove alunos de um 8º ano de uma Escola Municipal de Santa Cruz do Sul-RS. No decorrer do jogo, os alunos fizeram registros por escrito dos processos de resolução e a licencianda fez observações quanto ao desempenho, a interação entre os alunos e a aprendizagem dos conteúdos matemáticos por meio da resolução dos problemas propostos no jogo. Também, ao término do jogo, os alunos responderam a questões de uma entrevista aberta, com o propósito de que pudéssemos obter maiores informações quanto ao modo como resolveram os problemas e como aprenderam os conteúdos de polinômios através dessas resoluções. De acordo com os dados coletados, pudemos depreender que o jogo possibilitou o trabalho em grupo e a troca de ideias e conhecimentos entre os alunos, o que contribuiu para a aprendizagem. Alguns alunos apresentaram dificuldades na resolução dos problemas que, com o auxílio da licencianda, puderam ser sanadas. Inclusive houve casos de alunos que para resolver os problemas decidiram realizar por conta própria pesquisas na internet, a fim de obter maiores conhecimentos sobre os conteúdos de polinômios, o que também contribuiu para a sua aprendizagem e para o desenvolvimento de sua autonomia. Diante desses fatos, conclui-se que o jogo digital desafiou e despertou o interesse dos alunos, pois estes buscaram usar seus conhecimentos prévios e elaboraram estratégias de resolução para os problemas em um trabalho em conjunto com os colegas e a licencianda. Dessa forma, podemos acreditamos que o jogo digital envolvendo a resolução de problemas pode ser uma perspectiva de ensino da Matemática que pode contribuir para a construção de conhecimentos sobre polinômios, bem como pode possibilitar o desenvolvimento cognitivo dos alunos.


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