MONITORIA: PROCESSO EDUCATIVO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

CLEIA MARGARETE FAGUNDES, GUILHERME GAERTNER REGERT, JÉSSICA CRISTINA EHN, VIVIANE MULLER LAWISCH ALVES, MARCIA KNIPHOFF DA CRUZ

Resumo


Os professores, no contexto educacional, necessitam do auxílio de monitores, especialmente, em laboratórios de informática das escolas. Essa ação vem sendo realizada na escola Professor José Ferrugem, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul. O programa é promovido e remunerado pela CAPES e a atuação ocorre junto ao Subprojeto de Informática. Turmas do ensino fundamental são atendidas no período da tarde no Laboratório de Informática da escola. A Monitoria no Laboratório de Informática vem oportunizando uso de diferentes softwares, de buscas junto à Internet, que enriquecem conhecimentos relacionados a conteúdos trabalhados em aula e oportunizam a interdisciplinaridade. São utilizados editores de texto BrOffice Writer, do sistema Linux Educacional. Com os alunos dos Anos Iniciais estão sendo usados jogos educacionais digitais que incentivam pensamento lógico, a integração entre colegas, pois um auxilia o outro e as trocas ocorrem em benefício do coletivo. Os jogos digitais são interessantes e permitem muitas relações mentais, esquemas já desenvolvidos vão sendo enriquecidos com os novos desafios. Cada tela, cada fase é um novo incentivo que testa uma nova hipótese formulada pelo próprio usuário, nesse caso, aluno da escola. A possibilidade de testar hipóteses próprias contribui para ampliação da autonomia. Auxiliam na organização espacial, temporal, incentivam a leitura e a escrita, pois mensagens, sons, cores e formas agregam a um ambiente rico em estímulos hipermidiáticos. A redação de conhecimentos em editor eletrônico oportuniza a síntese de pensamento, a análise do que foi digitado e a correção ortográfica. Todas as atividades são previamente planejadas em reuniões com professores da escola e coordenação PIBID - Subprojeto de Informática. Na universidade, as reuniões ocorrem semanalmente e durante este período várias atividades são desenvolvidas, além das indicações de leitura e atividades para serem realizadas no período de estudos que a bolsa PIBID oportuniza. Observa-se muito entusiasmo por parte dos estudantes e igual empenho por parte dos bolsistas PIBID - Subprojeto de Informática. Conclui-se que, o trabalho da monitoria auxilia tanto a escola, quanto aos estudantes da graduação. Os alunos da Licenciatura em Computação tem a oportunidade de realizar experiências na escola e ampliar referência para sua formação e futura atuação como professores da Educação Básica. Este processo de relação entre ensino e extensão possibilita, ainda, a pesquisa, uma vez que, vários dados são levantados, analisados e resultados são discutidos. A continuidade do programa PIBID é essencial para a formação dos estudantes de todas as licenciaturas.


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