USABILIDADE EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

REJANE FROZZA, KLEITON MARQUES DOS REIS

Resumo


Devido ao avanço tecnológico e ao fácil acesso à Internet, a forma como o conhecimento tem sido transmitido do educador para o estudante vem sofrendo mudanças. Atualmente, os estudantes não necessariamente precisam estar no mesmo espaço geográfico que o educador, ou seja, a sala de aula. Isto ocorre devido ao uso de novas ferramentas tecnológicas educacionais disponíveis, como, por exemplo, acesso ao Ensino a Distância (EAD) e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). A modalidade de Ensino a Distância vem expandindo ao longo dos últimos anos, e junto com ela a utilização de AVAs como ferramenta de apoio aos processos de aprendizado e interação com usuários. Logo, é necessário que estes ambientes possuam padrões mínimos de usabilidade. Usabilidade, que é tema de estudo em Interface Homem e Computador (IHC), deve ser considerada um dos processos mais importante dentro de um projeto. Ela é responsável por definir toda a estrutura de um projeto de interação amigável e facilitada com usuários. Cabe, então, aos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, utilizar ferramentas e métodos para avaliar a usabilidade do sistema. Isto é feito através da utilização de testes de usabilidade, como, por exemplo, questionários ou observação comportamental de usuários. Desta forma, é possível detectar e realizar o mapeamento de problemas na interface ou no sistema que estejam interferindo no desempenho do usuário. Para este trabalho será utilizado o AVA, desenvolvido pelo grupo de pesquisa de professores e bolsistas do Departamento de Informática. O objetivo é avaliar a usabilidade deste AVA através da utilização de testes, mapear os problemas, propor e implementar melhorias em relação a sua interface e funcionalidades relacionadas à usabilidade. A metodologia de estudo empregada neste trabalho iniciou com pesquisas sobre usabilidade e seus conceitos. Após esta pesquisa inicial, foi necessário entender como a comunidade acadêmica e científica avalia as questões de usabilidade em AVAs. Depois, foram definidos os métodos a serem utilizados para avaliar o AVA estudo de caso desta pesquisa. Um dos métodos aplicados será o de Percurso Cognitivo que, resumidamente, tem como objetivo avaliar a facilidade de aprendizado de um sistema interativo através da exploração de sua interface. Este método será aplicado com um grupo de usuários e serão elaborados cenários com um conjunto de tarefas a serem realizadas, a fim de verificar se os usuários conseguem realizá-las de forma transparente. Após, os usuários serão submetidos a um questionário para avaliarem e exporem suas opiniões sobre o ambiente. Este questionário utilizará como opções de resposta a escala Likert, no qual os entrevistados especificam seu nível de concordância com uma afirmação. Os resultados serão mapeados e através deles serão identificados e ajustados pontos de melhorias relacionados à usabilidade. Após a realização das melhorias, uma nova avaliação será aplicada ao mesmo grupo de usuários. Desta forma, será possível avaliar se as melhorias implementadas refletiram na percepção do uso do AVA pelos usuários.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.