CADASTRO DO ACERVO BIBLIOGRÁFICO DE ESCOLA ATRAVÉS DO SUBPROJETO DE INFORMÁTICA PIBID-UNISC

HENRIQUE FRANCISCO DA ROSA, SHEILA MARCIANI GERALDO, VIVIANE MULLER, MARCIA E JOCHIMS KNIPHOFF DA CRUZ

Resumo


A informática vem beneficiando todos os setores produtivos da sociedade. Sobre as escolas é possível imaginar que apenas a estrutura pedagógica utiliza-se de recursos digitais para aulas dinâmicas e atrativas. Contudo, na escola, vários outros setores demandam necessidades que empregam recursos digitais, entre eles, a secretaria, com cadastros de alunos, a portaria com recursos de acesso a banco de dados para informações diversas, os setores de áudio e vídeo, os setores dos esportes com placares eletrônicos. Especificamente, este resumo apresenta a necessidade de informatização da biblioteca escolar. Esse processo de informatização iniciou pela busca de software gratuito, de uso irrestrito, seguido de teste para cadastro do acervo. Esta atividade foi possível, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, no Subprojeto de Informática, que conta com acadêmicos e professores da Licenciatura em Computação, junto ao Colégio Estadual Professor Luiz Dourado. Os bolsistas PIBID recebem incentivo financeiro da CAPES. A busca foi auxiliada pela professora da escola, Supervisora do PIBID-UNISC. Foram selecionados três softwares: BIBLIVRE, BIBLIOTECA FÁCIL e BIBLIOTECA BR para teste. Para a escolha todos foram acessados e instalados e passaram por análise que contou com cadastro experimental de usuários e leitores, simulando, assim, o atendimento aos alunos. O BIBLIVRE é um software gratuito para gerenciamento de bibliotecas maiores e o BIBLIOTECA BR também é um software gratuito, mas para gerenciamento de pequenos acervos. Apenas o BIBLIOTECA FÁCIL atendeu as necessidades e os critérios estabelecidos pela equipe. Este software apresenta uma interface agradável e de fácil compreensão, prático e simples, possui um versão gratuita para teste e para utilização a escola deve obter a licença paga. O período de teste foi muito positivo e sugere um processo que pode ser adotado por mais escolas, especialmente, as integrantes do PIBID-UNISC. O teste também sugere que é necessário um profissional Licenciado em Computação para atuar nas escolas, pois a Computação é uma área fundamental que apoia e orienta o emprego de recursos para todas as demais áreas do conhecimento e produtivas. Conclui-se que faltam softwares robustos para a finalidade supracitada. Esta atividade despertou muitas oportunidades para os bolsistas PIBID, do Subprojeto de Informática, pois podem, através de atividades de gestão, conviver com a comunidade escolar, aprender e auxiliar. Os conhecimentos estabelecidos na universidade são repassados às escolas e a riqueza escolar chega à universidade através dos bolsistas. Esta saudável comunicação deve ser estendida para todos os estudantes de licenciaturas, pois enriquece e contribui com a futura área de atuação, a docência junto à Educação Básica.


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