PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O AUXÍLIO DA APRENDIZAGEM DA TABUADA DA MULTIPLICAÇÃO POR PARTE DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O ensino da Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental é atualmente marcado por dificuldades de aprendizagem por parte de uma grande parcela dos alunos, pois muitos deles apresentam lacunas quanto a aprendizagem das quatro operações com números naturais, em especial a tabuada da multiplicação. Essas lacunas podem contribuir para o surgimento de dificuldades na aprendizagem dos conteúdos ensinados nos Anos Finais, o que também pode ocasionar a desmotivação e até mesmo desencadear casos de indisciplina em sala de aula. Diante dessas constatações, buscamos planejar práticas pedagógicas, nas quais as atividades pudessem auxiliar a aprendizagem da tabuada da multiplicação por parte de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para tanto, escolhemos 15 alunos do 6º ao 9º ano de uma Escola Municipal do município de Santa Cruz do Sul-RS, que apresentavam dificuldades de aprendizagem nas aulas de Matemática. Primeiramente, como forma de constatar as principais dificuldades na aprendizagem da tabuada, propomos como atividade a resolução de cálculos e problemas envolvendo a multiplicação e divisão de números naturais. Nessa atividade, os alunos apresentaram alguns cálculos com erros nos resultados e, quanto aos problemas, apenas um aluno conseguiu resolvê-los. Com base nesses resultados, planejamos seis práticas pedagógicas, em que propomos como atividades: a resolução de cálculos com material de contagem (tampinhas de garrafa, palitos de picolé, etc.); a resolução de problemas semelhantes a situações que ocorrem no dia a dia; jogos de vários tipos (memória, dominó, online, trilha, etc.); brincadeiras que visavam o cálculo mental e que foram realizadas tanto individual como em grupo. No decorrer dessas práticas, as licenciandas auxiliaram os alunos na realização das atividades e, a cada prática pedagógica que ocorria, constatavam quais dificuldades eram apresentadas e buscavam propor atividades que contribuíssem para que os alunos as sanassem. As atividades, por terem sido planejadas de acordo com as dificuldades apresentadas pelos alunos, contribuíram para que eles se interessassem em realizá-las e a cada prática pedagógica conseguissem obter avanços na sua aprendizagem quanto a multiplicação de números naturais. Com isso, podemos concluir que o planejamento de práticas pedagógicas que visem minimizar dificuldades, ou seja, que busquem sanar lacunas de aprendizagem acerca de conteúdos ensinados em outros anos de ensino, são meios que podem contribuir para o ensino da Matemática nos Anos Finais e para o sucesso e aprendizagem dos alunos.
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