ANÁLISE DE MODELOS PARA A DISTRIBUIÇÃO DE AÇÕES EM PONTES RODOVIÁRIAS DE SEÇÕES TRANSVERSAIS DOTADAS DE MULTÍPLAS VIGAS

CHRISTIAN DONIN, GABRIELA GRUTZMACHER MACHADO

Resumo


Pontes são construções que compõe a infraestrutura urbana e de estradas, trata-se de construções necessárias para o sistema de transporte rodoviário e ferroviário, tornando-se assim de grande importância no país. Estruturas em pontes constituem-se em obras de características distintas das edificações. Conforme descreve a NBR 7188:2013, ponte é a estrutura sujeita a cargas em movimento, com posicionamento variável, chamados de carga móvel, é utilizada para transpor obstáculos naturais. As estruturas em pontes possuem certas particularidades devido ao processo de utilização das mesmas, umas dessas particularidades são as ações que agem em sua estrutura. Assim sendo, a estrutura de uma ponte deve ser calculada levando em conta os carregamentos provenientes das cargas dinâmicas provocadas pelos veículos que nela transitam. Nesse contexto o presente trabalho, apresenta uma análise de estruturas em ponte, descrevendo a sua história, definição, tipos estruturais e carregamentos ao qual a estrutura do tabuleiro é submetida. Descreve a distribuição dos esforços na seção transversal de uma ponte, distribuição esta denominada "trem-tipo", assim como definido pela NBR 7188:2013 considerando as cargas de veículos e multidão. Atualmente é cada vez mais comum a utilização de pontes com mais de duas vigas principais, o que usualmente chama-se de pontes em múltiplas vigas, tornando necessário o estudo dos métodos de cálculo deste tipo de ponte. O trabalho em questão descreve alguns métodos para a distribuição das diferentes ações nas pontes rodoviárias dotadas de múltiplas vigas, são eles o método de Engesser-Courbon, Guyon-Massonnet, método de Leonhaedt e o Método dos Elementos Finitos, assim como descreve a obtenção dos efeitos das cargas através da aplicação de linhas de influências, esse caso é válido para pontes que possuam até duas vigas principais. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo aprimorar o conhecimento sobre esses métodos de distribuição das ações na seção transversal de uma ponte, analisando suas características teóricas e práticas, apontando suas vantagens e desvantagens ao serem empregados no projeto de uma ponte com múltiplas vigas. Tento em vista que atualmente no Brasil as normas vigentes não citam nenhum método de cálculo, torna-se assim esse estudo imprescindível para a área de cálculo estrutural dessas grandes estruturas. Posteriormente ao estudo dos métodos, foi escolhido um modelo estrutural de ponte, este em múltiplas vigas e a esse modelo foi aplicado os métodos de cálculo estudados, comparando os seus resultados. Os resultados analisados são os esforços cortantes, momentos fletores, momentos torçores e as reações geradas pelo tabuleiro nos pilares que compõe a mesoestrutura da ponte. As conclusões alcançadas apontam e diagnosticam as vantagens e desvantagens de cada um dos métodos empregados, buscando analisar o método que mais otimizou cálculos e custos.


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