RECURSOS DIGITAIS NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E LIMITES

ERILDA DE OLIVEIRA SIEBENEICHLER, VIVIANE MULLER LAWISCH ALVES, MARCIA KNIPHOFF DA CRUZ

Resumo


O Subprojeto de Informática, ligado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, da Universidade de Santa Cruz do Sul, oportuniza ao estudante de Licenciatura em Computação, vivenciar experiências diretamente no ambiente escolar. O pibidiano recebe incentivo financeiro para exercer atividades do programa da CAPES. Junto à Escola de Educação Básica Estado de Goiás estão sendo desenvolvidas diferentes atividades no laboratório de informática. A organização das atividades que são trabalhadas na escola é feita durante as reuniões semanais, nas dependências da UNISC, com a presença das professoras coordenadoras da graduação e acadêmicos do curso. Nas escolas, professores supervisores acompanham o trabalho e promovem diálogos com professores titulares, possibilitando conhecimento do dia a dia, e trabalho prático na escola por parte do pibidiano. Algumas destas atividades envolvem auxílio ao letramento e à alfabetização da turma, relativas a questões de leitura e escrita, através de atividade com jogos digitais e editor de textos. Para a turma do 5º ano, uma das atividades oportunizou o trabalho em grupo. Foram feitas pesquisas e foram elaboradas apresentações eletrônicas, os alunos falaram sobre jogos com auxílio das bolsistas. Esclareceram-se sobre os aspectos positivos e negativos dos games de computador os alunos aprenderam que nem todos os jogos são benéficos e que é preciso ter cuidado ao escolher quais jogos acessar. Também, foram elaboradas muitas atividades que incentivam o pensamento lógico como: resolução de quebra-cabeça, completar o nome das figuras com as sílabas que estavam faltando, completar frases com nome de figuras, sinônimo e antônimo, utilizar tabelas para criar história em quadrinhos ou quadros de pequenas frases em editor de textos; foi realizada, ainda, a criação de frases em ambiente online. Todas as atividades foram focadas nas necessidades de aprendizagem de cada turma, sendo que, o objetivo é a construção de conhecimento tanto pelos alunos da escola, quanto para os estudantes da graduação. Existem algumas limitações técnicas que não impedem o trabalho, mas que se solucionadas fariam com que o trabalho atingisse mais rapidamente seus objetivos. Outro aspecto limitador é a quantidade de turmas atendidas. Poucas são as turmas atendidas, pois a escola, no primeiro semestre do corrente ano, contou com 3 bolsistas, apenas. Para esta escola seria necessário bolsistas em todos os turnos, atuando junto ao Laboratório de Informática. Contudo, as atividades realizadas na escola, através do Subprojeto de Informática PIBID, vêm contribuindo amplamente com o desenvolvimento das funções mentais superiores dos alunos da escola Goiás. Um dos aspectos mais positivos é a articulação entre universidade e escola que o PIBID permite, ou seja, realizar experiências e ganhar fluência junto à prática escolar, durante a formação acadêmica na universidade, aspecto essencial para o exercício da docência.


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