APONTAMENTOS SOBRE A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR INCLUSIVO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA RÁDIO ESCOLAR

AMANDA ASSIS DE OLIVEIRA, ANDERSON LUIZ DOS SANTOS, CLEBER RICARDO ALVES DE MORAES, RAFAEL DA SILVEIRA WERNER, ERNESTO LUIZ ALVES, CAMILO DARSIE DE SOUZA

Resumo


Neste trabalho, buscamos contribuir com o debate que envolve as práticas pedagógicas de cunho interdisciplinar, cada vez mais, valorizadas no contexto da educação contemporânea. E, para tanto, nos valemos das inúmeras possibilidades que uma rádio escolar potencializa dentro de um ambiente interdisciplinar e transdisciplinar. Nas palavras do professor Marcos Baltar: "a rádio escolar é uma potente ferramenta de interação sociodiscursiva na escola, como espaço genuíno de mídia da escola, como dispositivo de ensinagem de gêneros textuais orais e escritos e como potencializadora de múltiplos letramentos e de desenvolvimento de múltiplas competências, notadamente a competência discursiva oral e escrita". Nossa aproximação aos conhecimentos e preceitos que envolvem essa perspectiva pedagógica é oportunizada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamente de Pessoal de Nível Superior - CAPES, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul - PIBID/UNISC, mais especificamente, pelo Subprojeto Interdisciplinar, iniciado em março de 2015. O objetivo geral do subprojeto é capacitar os bolsistas de diferentes áreas do conhecimento para que consigam atuar coletiva e interdisciplinarmente, aliando técnicas pedagógicas e conhecimentos específicos das diversas áreas envolvidas. Partindo disso, temos desenvolvido atividades junto à Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, situada na mesma cidade em que está localizada a Universidade. Nossas práticas são norteadas pelas reflexões de autores como Demo (2005; 2000), especificamente, no que concerne aos contributos sobre as práticas interdisciplinares e a resolução de problemas delas decorrentes e Baltar (2012) que resgata a importância do educador nesse caminho de organização, discussão, mediação. Assim, prevemos atividades pedagógicas centradas em conhecimentos históricos como arcabouço e base implantação de oficinas de uma rádio escolar, incluindo bolsistas, alunos surdos da escola Rosário e professores do projeto, com o intuito de disseminar a ideia de inclusão social e trocas de saberes entre disciplinas. Procuramos aproximar as ideias dos autores mencionados, e outros, aos conhecimentos que envolvem os princípios da inclusão escolar, já que este é outro tema emergente e relevante nos contextos educacionais. Utilizamos, também, recursos da Pedagogia como fomentadores das dinâmicas de aprendizagem entre os diferentes prismas e áreas envolvidas. Os objetivos específicos de nosso trabalho são: estabelecer práticas e rotinas pedagógicas dentro de um ambiente interdisciplinar; oportunizar a elaboração de material de divulgação no ambiente escolar; promover uma prática pedagógica articuladora, ampliando as possibilidades cognitivas de todos os sujeitos envolvidos no processo; instrumentalizar para a convivência em um mundo mais globalizado e conectado, por meio do uso de diversas mídias; estimular a cultura da pesquisa voltada não apenas a práxis, mas alargando o horizonte através de uma visão holística; estimular a pesquisa dos problemas existentes nas atividades interdisciplinares.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.