"CICLO DA APRENDIZAGEM"

ALESSANDRA BETINA PARCKERT, DEBORA LUANA KURZ, NÁDIA DE MONTE ACCAR, ANA LUCIA BECKER ROHLFES, WOLMAR ALIPIO SEVERO FILHO

Resumo


Introdução: O ato de reciclar tomou tamanha necessidade e importância, que tem sido a medida adotada por vários países a fim de diminuir o desperdício e a geração de resíduos. O desperdício ainda é o grande precursor dessa produção exagerada de resíduos (lixo), uma vez que muitas pessoas não possuem a consciência da proporção do problema que podem ocasionar ao dar continuidade a tais atitudes. Um dos tipos de lixo que é gerado em maior volume é o papel, proveniente das fibras de celulose, extraídas da madeira, porém, ele tem a vantagem de poder ser reciclado. É de extrema importância mobilizar os alunos, desde o início do processo de ensino-aprendizagem sobre a necessidade de reciclar e também reutilizar. Objetivo: A partir dos conceitos reciclar, aprender a reutilizar e alfabetizar cientificamente, foi elaborado um projeto denominado de "Ciclo da aprendizagem", com o objetivo de introduzir de uma forma científica um estudo sobre a reciclagem do papel. Metodologia: O projeto está sendo realizado durante as Oficinas, nas turmas de Ensino Fundamental, de 5º, 6º, 8º e 9º anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus - (E.M.E.F. Menino Deus). A proposta foi desenvolvida da seguinte forma: inicialmente pediu-se a cada aluno que trouxesse folhas de papel usadas para Oficina, a fim de aprender como reciclá-las; após esse processo, foi lançada a sugestão de montar um caderno, em vista que, sua capa e contracapa fossem feitas desse material reciclado em aula; cada aluno montou seu próprio caderno, seguindo um modelo escolhido pela turma; concluída a sua montagem, este estava pronto para ser utilizado nas Oficinas de Química que ocorrem semanalmente. Resultados: Os estudantes entusiasmaram-se com a proposta didática inovadora e, instigados, colaboraram para que o projeto se desenvolvesse de modo organizado e muito participativo, percebendo a importância da reciclagem do papel na elaboração de seus cadernos, sentindo-se motivados ao empregarem seu produto para anotações referentes aos demais conteúdos a serem abordados nas Oficinas. Pelo fato de o projeto estar em andamento, ainda serão observados mais resultados. Conclusões: Embora o projeto não tenha sido concluído, possibilitou aos estudantes acompanhar gradativamente sua evolução no processo de aprendizagem, através de suas anotações das respectivas Oficinas. Ainda, a referida proposta também contribuiu para um amadurecimento intelectual, acrescentando novas opiniões e ideias inovadoras para a realização de uma eficiente atuação pedagógica do professor, com resgate de valores de preservação do meio ambiente, além de aprendizagem significativa para os alunos.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.