INTRODUÇÃO AO PROJETO CONCEITUAL DE TAIL BOOM, APLICADO A AERONAVES DESTINADAS AO AERODESIGN

LEONARDO FACCO HENKER, LEONARDO MENDES RIBEIRO MACHADO, TARCISIO REOLON GELAIM, FABRICIO ANTONIO EGERT, FABRICIO ANTONIO EGERT

Resumo


A aeronave não tripulada, radio controlada, participante da competição SAE Aerodesign Brasil e criada com o intuito de voar carregando a maior carga paga possível, é projetada totalmente por bolsistas de extensão de engenharia da universidade, a aeronave possui cinco divisões estruturais: Estrutura da asa, fuselagem, tail boom, empenagem e trem de pouso. O tail boom é a estrutura da aeronave que tem como função principal ligar a superfície sustentadora da aeronave com as superfícies estabilizadoras, podendo controlar assim sua posição. Por ser um tema pouco citado em publicações conhecidas, este estudo está sendo elaborado para suprir dificuldades encontradas durante a fase de projeto, como flambagem e vibração de colunas, bem como propor novos métodos de fixações otimizados no projeto. O trabalho estudado objetiva uma otimização conceitual do projeto estrutural e aerodinâmico do tail boom, consequentemente de suas fixações, para que haja um maior conhecimento e experiência aplicados nas futuras aeronaves. Primeiramente, será feita uma análise do histórico da equipe, para avaliar estruturalmente as aeronaves de competições anteriores e buscando o entendimento teórico e fundamentos em bibliografias da área. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado um software de desenho assistido por computador (CAD), onde se tem uma melhor visualização da fuselagem, assim podemos definir as geometrias de tail boom que serão avaliadas e projetar suas fixações considerando que o tail boom é uma estrutura rígida. Após um esboço da estrutura montada, são definidos os materiais a serem utilizados, estes materiais devem ser leves e que ofereçam eficiência estrutural aliado a facilidade construtiva, alguns testes foram realizados para validar a estrutura. O software SolidWorks® 2014 apresenta o suplemento Simulation, que possibilita uma visualização de pontos críticos na estrutura das peças para possíveis ajustes, após a visualização e correção é iniciado o processo construtivo de modelos para testes e validações. O estudo desenvolvido foi de extrema importância, pois além de enriquecer o banco de dados da equipe também resultou em uma grande experiência e pericia construtiva. Houve um aumento significativo no conhecimento estrutural de uma aeronave, além de proporcionar avanços para projetos futuros. Concluímos com este estudo que é de extrema importância para um estudante de engenharia o domínio de ferramentas como CAD/CAE, para modelagem e simulação de peças, assim como produzir conhecimento prático de materiais e equipamentos de laboratório o que é oferecido em ambientes multidisciplinares.


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