DIMENSIONAMENTO DE SERVO MOTORES DE UMA AERONAVE PARA COMPETIÇÃO

ALINE MARIA HENN, LUIS HENRIQUE CARDOSO DE FREITAS, CAMILA CRAUSS, FABRICIO ANTONIO EGERT

Resumo


A aeronave do projeto de pesquisa e extensão Kamikase Aerodesign é composta por diversos componentes elétricos, os quais possibilitam que a mesma realize a missão de voo de forma plena e segura, somado ao fato de que esses componentes devam agregar o mínimo de peso para o conjunto. A fim de comprovar todos os dados teóricos fornecidos por tabelas dos fabricantes, foi projetada e desenvolvida uma bancada de testes para analisar os servo motores disponíveis no estoque da equipe. O objetivo deste trabalho é explicar todo o processo de como é realizado o dimensionamento dos servos que irão atuar na aeronave. O primeiro passo a ser considerado é o cálculo dos esforços máximos atuantes nas áreas de comando da aeronave, sendo elas o leme, o profundor, os ailerons e a bequilha em voo pelos projetistas de aerodinâmica e trem de pouso, a partir dos valores calculados, é realizada uma busca em lojas virtuais da área de hobby modelismo para encontrar e comprar servos que teoricamente atendam aos valores calculados. Após realizada a compra e o recebimento destes, foi estudada uma bancada que pudesse exibir as características eletrônicas dos servos avaliados, a fim de obter suas respectivas tensões, correntes e torques reais. Desta maneira, foram realizados os ensaios com os servos já possuídos no estoque da equipe e pelos que foram comprados de acordo com a análise das cargas máximas, ao total foram testados 9 tipos diferentes de servos, os dados obtidos foram computados e gerou-se uma planilha do Excel contendo as informações desejadas. A partir dessa planilha foram comparados os valores fornecidos pelos fabricantes com os esforços obtidos nos ensaios, e levando também em conta a disponibilidade em estoque, considerando todos estes fatores, foram escolhidos quatro servos motores que atenderam as necessidades da equipe, somado ao fato de todos os servos escolhidos terem no mínimo quinze por cento de margem de segurança, conforme a relação de torque disponível e esforço solicitado. Com base na realização deste estudo, chegou-se a um resultado capaz de atender as necessidades da aeronave para realizar as manobras em solo e em voo. Podendo concluir então que o correto dimensionamento dos servo motores da aeronave é de grande importância para o correto funcionamento de suas áreas de comando, o que irá prover uma confiabilidade maior para que o piloto possa realizar o percurso de voo da melhor maneira possível, evitando desta forma que o avião sofra qualquer tipo de avarias ocasionadas por mal funcionamento dos componentes. /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:8.0pt; mso-para-


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