MARKETING APLICADO NO PROJETO DE UMA AERONAVE RADIO CONTROLADA NÃO TRIPULADA PARA COMPETIÇÃO

ALINE MARIA HENN, LUIS HENRIQUE CARDOSO DE FREITAS, FABRICIO ANTONIO EGERT, FABRICIO ANTONIO EGERT, TARCISIO REOLON GELAIM

Resumo


A gestão aplicada na equipe Kamikase é muito dinâmica, onde cada membro é responsável pelo andamento de determinada área. O marketing desenvolvido na equipe, consiste em buscar e divulgar os patrocinadores e o projeto em programas de extensão e eventos relacionados a engenharia, selecionar novos integrantes, atualizar redes sociais e site com notícias sobre a equipe, seus patrocinadores e notícias sobre aeronáutica. Por ser um tema de grande importância, o estudo de melhorias do marketing na equipe foi realizado com o intuito de devolver o apoio fornecido pelos patrocinadores e dar sequência nesta área, pois no ano anterior essa ferramenta foi pouco utilizada. Esse trabalho tem como objetivo detalhar as melhorias impostas no sistema de marketing da equipe no ano de 2015. O Kamikase consta com propostas diversas para cada tipo de patrocínio, podendo ser em espécie ou permuta de materiais e serviços. Estas são divididas em apoiadores, juniores e sêniores conforme o tipo e disponibilidade do auxílio proposto, em contrapartida a equipe compromete-se a realizar divulgação da marca, produtos e serviços prestados. Já para controle financeiro da equipe, disponibilizado pelos patrocinadores, utiliza-se o software RQ MONEY, onde é contabilizado entrada e saída de novos produtos, serviços prestados, compras feitas, entre outros. A busca por novos integrantes para equipe inicia-se com a criação de um flyer, que será ou não aprovado pela equipe e divulgado para todos os estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de engenharia, essa procura também é realizada através de redes sociais e apresentações em turmas de introdução a engenharia. Os acadêmicos interessados em ingressar a equipe são entrevistados individualmente com o capitão e o professor coordenador do projeto, os selecionados são submetidos a uma dinâmica de grupo, onde ocorre um desafio relacionado aos princípios de engenharia, logo após passam por um período de avaliação onde no final realizam uma prova de conhecimento sobre aeronáutica e técnicas construtivas básicas. Já a parte de divulgação do projeto em programas de extensão, conta com a realização de palestras sobre a engenharia e o aerodesign em escolas de ensino médio de Santa Cruz do Sul e região, exposição em eventos, tais como Viva UNISC, simpósios e colóquios de engenharia. Nesses eventos são levados catálogos no qual contém informações sobre a equipe, também são expostas aeronaves de anos anteriores com o intuito de explanar como funciona o projeto e seus processos construtivos. Por fim, mas não menos importante, a divulgação em redes sócias e site da equipe tem como o intuito disponibilizar materiais sobre a própria equipe, como o que ela está estudando, em quais eventos está participando, divulgando o material de quem há está apoiando bem como reportagens e noticiais importantes de seu meio. A realização desse estudo no projeto Kamikase gerou resultados positivos nas visualizações da página, tanto da equipe como de seus patrocinadores, tendo um alcance de visualizações maior que anos anteriores, com a proposta especifica para cada tipo de patrocinador a equipe adquiriu novos apoiadores, além de conseguir melhorar o controle de caixa. Conclui-se com este estudo que através das ferramentas de marketing aplicadas na equipe há um retorno inteiramente proporcional, pois quanto mais são utilizadas as ferramentas, mais imagem positiva a equipe e seus patrocinadores ganham, sendo assim é possível retribuir o apoio adquirido.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.