CÁLCULO E VALIDAÇÃO DA VELOCIDADE MÁXIMA ATINGIDA EM 100 METROS PELO VEÍCULO BAJA.

ANDERSON SAMUEL HUBNER, CASSIANO SCISLEWSKI TWORKOWSKI, LUCAS BAVARESCO MARION, ROGER RICARDO RACHOR, FERNANDO SANSONE DE CARVALHO, FERNANDO SANSONE DE CARVALHO

Resumo


O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. Basicamente o veículo divide-se em sistemas. Exemplos, sistema de suspensão, trem de força, estruturas, elétrica e freio. O sistema de trem de força tem a finalidade de transmitir a força e potência gerada no motor até as rodas. A aceleração, força e velocidade são algumas das principais características de desempenho deste sistema e algumas das características que são medidas na competição na qual o veículo que projetamos e fabricamos participa. A aceleração é a taxa temporal de variação da velocidade, ou seja, é a rapidez com a qual a velocidade de um corpo varia. A velocidade de um corpo é dada pela relação entre o deslocamento de um corpo em determinado tempo e a força é uma grandeza que tem a capacidade de vencer a inércia de um corpo. Neste trabalho será demonstrado os cálculos utilizados para chegar a velocidade teórica do veículo em uma determinada configuração de motor e relação de transmissão e a comprovação da eficácia dos valores teóricos, na prática. Segundo Nicolazzi 2005, a velocidade teórica do veículo é dada pelo produto da constante 0, 1047, multiplicado pelo raio dinâmico da roda e pela rotação do motor, dividido pela relação total da transmissão. Primeiramente realizou-se um teste nas dependências da Universidade, para medir, qual era a máxima rotação do motor com o carro em movimento ao longo de 100m. Após obter o valor de rotação máxima, obteve-se o valor da relação da transmissão do veículo. E por último o valor de raio dinâmico do pneu, que conforme Nicolazzi 2005 é o produto da constante 1, 02 multiplicado pelo raio estático do pneu que depende do diâmetro do pneu multiplicado pela constante 0, 47. Dessa forma já que obtivemos os valores de todas as variáveis necessárias, aplicou-se a fórmula e chegou-se ao valor de velocidade teórica do veículo que é igual a 43 Km/h. Obtido o valor teórico, partiu-se para a validação deste valor na prática. Usou-se um ciclocomputador da marca Cateye mod. Velo 8, instalado junto ao eixo de tração do veículo, o qual foi usado para registrar a velocidade máxima atingida. O procedimento de teste foi acelerar o veículo em uma superfície de asfalto praticamente plano ao longo de no mínimo 100m, e assim registrar a máxima velocidade atingida, através do ciclocomputador. O valor registrado de máxima velocidade atingida pelo veículo que foi de 43, 5 Km/h. Logo, comparando o valor teórico com o valor prático obteve-se uma diferença de 1, 15%, uma pequena diferença, provavelmente a mesma deve ser atribuída a imprecisão na medida em relação ao diâmetro do pneu, já que a medida foi registrada com apenas uma casa após a vírgula.


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