O USO DOS FLUIDOS NOS SUBSISTEMAS DE FREIO AUTOMOBILÍSTICO

GABRIEL RAMIRES PEIXOTO REIS, IAGO CAMARGO BAUMHARDT, RODRIGO ANDRADE DE SOUZA, VINICIUS DREHER BARBON, FERNANDO SANSONE DE CARVALHO, FERNANDO SANSONE DE CARVALHO

Resumo


O fluido para freios, ou óleo de freio, como é mais popularmente conhecido, é responsável por transmitir às pastilhas e lonas do sistema de freios a força exercida sobre o pedal do automóvel quando se deseja frear. A maior ou menor transmissão dessa força determina a eficiência do fluido que, por sua vez, está relacionada à sua viscosidade. Além disso, ele previne vazamentos, impedindo que as borrachas do sistema inchem ou se contraiam. O subsistema de freio de um automóvel é uma das partes mais importantes de um veículo, pois permite seu uso adequado e seguro em condições de tráfego em ruas, estradas, competições esportivas e implementos agrícolas. Os fluidos de freio são um tipo específico de fluido hidráulico, que é utilizado em sistemas hidráulicos de frenagem em veículos dos mais variados tipos (desde bicicletas até caminhões pesados), possuindo características específicas para este fim, como baixíssima compressibilidade e altíssimo ponto de ebulição. O sistema de fluidos de freio é divido em quatro tipos, também conhecidos como DOT: Department of Transportation (Departamento de transportes - EUA). Os fluidos DOT 3, DOT 4 e DOT 5.1, são a base de glicol e são higroscópicos, ou seja, eles absorvem a umidade. Com a absorção desta umidade, com o tempo, acaba havendo a diminuição do ponto de ebulição, fazendo o sistema ferver em temperatura menor que a especificada, podendo assim comprometer todo o sistema de frenagem. Quanto maior for o número DOT, maior é o ponto de ebulição do fluido. O DOT 5 é a base de Silicone Hidrófobo, por isso ele acaba repelindo a umidade. O DOT 5 é mais utilizado em sistemas de frenagem de alto desempenho, bem como veículos de corrida. Embora também possua desgaste, mas um nível menor do que se comparado aos outros tipos de fluidos ele necessita ser trocado em determinados períodos. O fluido DOT 3 tem ponto de ebulição entre 140°C e 205°C. O DOT 4 entre 155°C e 230°C, o DOT 5 entre 180 °C e 260°C e o DOT 5.1 entre 190°C e 270°C. Muito se ouve sobre os fluidos de freio, norma DOT, mas pouca gente sabe que além de ter um padrão determinado pela temperatura, o fluido de freio precisa ser trocado periodicamente. A importância da troca do fluido de freio, deve-se ao fato do mesmo possuir a característica de absorver a umidade existente no ar ocasionando a diminuição do ponto de ebulição deste e, portanto, ficando ainda mais sujeito ao fenômeno conhecido como tamponamento. O fluido de freio é um produto perecível e sua composição (estrutura) química é alterada com o passar do tempo devido ao excesso de calor e a mudança brusca de temperatura. O tamponamento ocorre quando o calor gerado pelo atrito entre a pastilha e o disco do freio no momento da frenagem é transferido para o fluido, o qual sofre aquecimento até atingir o estado de ebulição e em função da alta temperatura do circuito surgem bolhas de ar no sistema de freio resultando em falha no sistema e o veículo perde o desempenho de frenagem.


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