DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EDUCACIONAL PARA AUXILIAR ALUNOS NA PESQUISA CIENTÍFICA ATRAVÉS DO SUBPROJETO DE INFORMÁTICA DO PIBID UNISC.

LUCAS TADEU HINTERHOLZ, VIVIANE MULLER, MARCIA E JOCHIMS KNIPHOFF DA CRUZ

Resumo


O Ensino Médio, por meio da instrução técnica e científica, representa para o aluno a preparação para a vida profissional. Para os estudantes que almejam seguir os estudos na universidade, é nesta fase que são construídas as competências necessárias para que possam ter um bom aproveitamento acadêmico. Em convergência, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Governo Federal e da Capes o oportuniza a milhares de graduandos de Licenciatura do país o contato direto com as vivências e desafios da escola. O objetivo é que estes futuros professores possam auxiliar professores e alunos de todos os níveis de ensino nas tarefas cotidianas da escola. É notável que a maioria destes estudantes atendidos pelos bolsistas ingressam nos cursos de graduação sem muitos conhecimentos para construir textos concisos, bem estruturados e de cunho científico. Com base neste fato, se faz uma das atribuições do bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID incluso na escola, viabilizar um ambiente em que o aluno possa ter contato com a ciência e conhecer metodologias que auxiliem na organização das suas ideias e textos com recursos digitais. Este trabalho contempla o relato do desenvolvimento de um software educacional construído no Opus Creator, uma plataforma livre. O software é destinado a alunos de Ensino Médio e seu objetivo é auxiliá-los na construção de textos e trabalhos científicos adequados as normas técnicas. Alguns dos tópicos abordados são, por exemplo, clareza e linearidade textual, organização das ideias apresentadas e referências adequadas para agregar caráter científico aos trabalhos. É de interesse dos bolsistas do subprojeto de Informática envolvidos, com a conclusão do software, estenderem os resultados a outros subprojetos. O programa está em fase de implementação e requer a validação junto a turma de 3º ano da Escola Goiás de Santa Cruz do Sul, uma das instituições que acolhem os bolsistas do PIBID. Estes, são alunos da disciplina de Seminário Integrado e deverão, ao final do ano, apresentar o projeto que desenvolveram ao longo do ano letivo. Já estão completas algumas etapas da elaboração do software educacional e é possível concluir que não há, em âmbito regional, iniciativa semelhante ou que fomente boas práticas de elaboração de trabalhos científicos. Ainda, é possível afirmar que o software poderá auxiliar a outros subprojetos do PIBID que deem suporte a projetos científicos, bem como, professores da rede pública que necessitem desta ferramenta.


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