SOFTWARE JAVA_EDUCA
Resumo
As atividades educacionais desenvolvidas em laboratório de informática, que empregam softwares de produtividade e jogos educativos, são caracterizadas como uma metodologia pedagógica diferenciada. Quando elaboradas com planejamento por parte do professor, os resultados obtidos são extremamente satisfatórios. Contudo, diversos fatores podem influenciar negativamente no desenvolvimento dessas atividades. Problemas técnicos nos computadores, instabilidade na conexão com a internet ou ainda limitação na instalação de novos softwares educacionais, uma vez que a grande maioria dos laboratórios de informática das escolas públicas é equipada com o sistema operacional Linux Educacional, são alguns dos exemplos que podem ser citados. Além disso, é difícil localizar na internet jogos e atividades que atendam às necessidades reais do professor, que tenham cunho especificamente didático, e ainda, que sejam isentos de publicidade. Considerando esses fatores, iniciou-se no ano de 2015 um projeto intitulado "java_educa". A partir das disciplinas de Programação Aplicada à Educação e Desenvolvimento de Aplicativos Educacionais do curso de Licenciatura em Computação, desenvolveu-se um software com a linguagem de programação Java que reúne uma lista de atividades para turmas de anos iniciais. As atividades relacionam-se com as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa e compreendem jogos com as quatro operações básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão), ortografia e interpretação de textos. Por ter sido desenvolvido em ambiente Java de programação, o software caracteriza-se como um arquivo executável que pode ser compartilhado a partir de mídias removíveis como pen drive e executado diretamente em qualquer computador, sem a necessidade de instalação ou configurações adicionais. Tal condição permite ainda que o software seja hospedado em um servidor na internet e executado online a partir de navegadores da web. No segundo semestre de 2015 a ferramenta apresenta uso prático, de forma experimental, em duas escolas públicas nas cidades de Santa Cruz do Sul e Estrela, com projeção para um aumento gradativo. O software não possui fins lucrativos, encontra-se em sua primeira versão e possui código-fonte aberto para que outros programadores possam utilizar como referência para a criação de novos softwares educacionais. A estimativa dos desenvolvedores é que as próximas versões já incluam atividades de outras disciplinas curriculares como História e Geografia. Parcerias com profissionais e professores das áreas citadas serão realizadas para que o material desenvolvido atenda ao principal propósito do software, uma ferramenta computacional que auxilie o aluno no aprendizado de forma dinâmica, criativa e construtiva.
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