RESIGNIFICANDO EXPERIÊNCIAS COM CRIANÇAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO

Rayssa Madalena Feldmann, Amanda Knecht de Bairros, Miguel Angel Liello

Resumo


O projeto COPAME teve início em 2009 tendo como objetivo geral promover o bem-estar geral da instituição. Conta com uma equipe multidisciplinar, sendo coordenado por um professor do curso de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Os bolsistas do curso de Psicologia, sob supervisão do professor mencionado, buscam atingir os objetivos do projeto através da realização de atividades com cinco grupos distintos, entre eles há um grupo composto pelos funcionários responsáveis pelo cuidado das crianças e os outros quatro grupos são realizados com as crianças divididas por idade e sexo. As bolsistas coordenam o grupo composto por meninas com faixa etária entre 8 e 12 anos, que ocorre desde o primeiro semestre de 2015. As atividades ocorrem semanalmente, de forma lúdica, tendo uma hora de duração. Tendo como base a teoria fenomenológica-existencial, visam momentos de introspecção, promoção de autoconhecimento, bem como a melhoria do relacionamento entre os membros do grupo. A expressão verbal direta dos sentimentos não é um objetivo visto que, para uma criança, pode ser muito difícil expressar um sentimento oralmente. Ao propor uma atividade, as bolsistas devem levar em consideração as emoções e sentimentos que estão presentes no grupo naquele momento, pois o importante é trabalhar com o fenômeno que se apresenta como figura. A Gestalt terapia tem como um de seus conceitos a figura-fundo, ou seja, a figura, como dito anteriormente, é o fenômeno que emerge e que necessita ser trabalhado. Já o fundo é o que não está em evidência, mas que não é menos importante, pois a figura está em constante movimento. O que é figura em um momento pode ser fundo em outro. Esta é uma abordagem que da importância ao contato, deste modo, as atividades lúdicas oportunizam momentos de experienciação, a fim de que o grupo possa vir a assimilar novas formas de lidar com as mais diversas situações do cotidiano. Devido ao fato do grupo ser composto por meninas em situação de acolhimento, alguns fatores específicos podem influenciar no andamento do grupo, como por exemplo, a entrada ou saída de alguma menina, ou então algum processo de destituição do poder familiar. Por este motivo, é necessário que as bolsistas estejam sempre atentas ao que ocorre na instituição, para que possam compreender os sentimentos que se fazem presentes. Por ser fundamentada no existencialismo, a Gestalt terapia acredita que a existência precede a essência, neste sentido, o ser humano está em constante devir, não tendo nada que o determine. Estes conceitos tem se mostrado eficazes quando unidos às atividades que são desenvolvidas no grupo, já que as bolsistas percebem que há constante melhora no relacionamento entre as meninas.


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