SAÚDE, ESPORTE E CIDADANIA

Ediberto de Oliveira Machado, Daniel Fernando Cruz, Roque Sehnem Junior, Priscila Cassol, Amanda Ferrari, Ariane Barbon Bianchini, Maria Cristina Arenhardt, Guilherme Veiga Pereira, Daniel Fernando Cruz

Resumo


Introdução: O Judô é um esporte que tem seus movimentos gerados por forças externas ou internas, as quais, se atuarem fora do eixo articular, irão provocar deslocamentos angulares dos segmentos do corpo. É um esporte que desenvolve atividades em alta intensidade de esforço, com repetições de movimentos e períodos constantes de atividade e repouso. Embora a prática do judô aparente apresentar considerável risco para ocorrência de lesões, ao se realizar análise comparativa com diferentes modalidades esportivas, este risco torna-se relativo no desencadeamento das mesmas. O projeto Saúde, Esporte e Cidadania, em caráter de extensão, é um local onde são produzidas práticas nas quais professores e estudantes exercitam o pensar e fazer em saúde numa perspectiva de atenção integral e integrada. Objetivos: Programar, executar e avaliar ações voltadas à atenção em saúde de crianças e adolescentes praticantes de Judô, integrantes dos projetos comunitários apoiados pela UNISC; Contribuir com a formação dos estudantes numa perspectiva de trabalho multiprofissional e interdisciplinar no âmbito da integralidade na saúde; Avaliar as crianças e adolescentes praticantes de Judô com vistas a execução de um projeto terapêutico. Metodologia: A metodologia deste projeto sustentou-se no diálogo entre docentes, discentes bolsistas e usuários como uma maneira possível de enriquecer as percepções e observações, compartilhar experiências, produzir novas ideias para otimização dos processos formativos e de atenção/assistência à saúde onde se buscam aprendizagens significativas, potencializando esse local de aprender e fazer em saúde no que se refere à prática do esporte como fator de desenvolvimento físico e social de crianças em condições de risco. Resultados: Foram realizadas avaliações posturais em 85 crianças, sendo as principais alterações encontradas em ombros, quadris, coluna torácica, coluna pélvica, pés e escápulas. A partir dai os bolsistas elaboraram um plano de exercícios preventivo-terapêutico e o mesmo foi aplicado nas 85 crianças. Inicialmente as atividades eram realizadas em ambiente fechado sobre um tatame, com o passar das sessões de tratamento para melhor adesão das crianças, as atividades passaram a ser realizadas em ambiente aberto. Os bolsistas e professores acompanharam as crianças em competições e ainda os bolsistas monitoraram três atletas no processo de recuperação de lesão, que foram orientados e atendidos quanto à correta execução dos exercícios no retorno à pratica do esporte. Pelo curto período de tempo do projeto não foi possível reavaliar estas crianças, mas na continuidade do projeto serão reavaliados. Conclusão: No primeiro ano de projeto, entendido como um ano de iniciação das atividades, obtivemos bons resultados, porém alguns ficaram aquém das expectativas em função do contexto dos cenários envolvidos e das dificuldades encontradas. O projeto trouxe benefícios para comunidade, isso justifica a continuidade do projeto no ano de 2016, levando em conta seus novos objetivos e suas metas.


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