ANÁLISE DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA EMPRESA ELISEU KOPP E CIA LTDA.
Resumo
A pesquisa de clima organizacional tornou-se uma ferramenta fundamental a ser utilizada pelas empresas, dada a necessidade de avaliação da qualidade do ambiente de trabalho que influencia no comportamento e na motivação dos colaboradores. O objetivo da pesquisa de clima foi analisar a percepção dos colaboradores referente ao ambiente de trabalho, o relacionamento nas equipes, a comunicação, a liderança, como avaliam seu desempenho, as perspectivas, entre outros diversos fatores. Neste trabalho, foi aplicada uma pesquisa de clima organizacional, com 104 colaboradores da empresa Eliseu Kopp & Cia Ltda., de Vera Cruz - RS, no mês de Março de 2016, com a finalidade de analisar os fatores que os motivam, como está a imagem da empresa internamente e quais os aspectos que influenciam o desempenho do colaborador. Os resultados obtidos demonstram que os colaboradores estão satisfeitos por trabalhar na empresa, com um percentual de muito satisfeito e satisfeito totalizando 88,5%. Os fatores os quais os colaboradores indicam estar mais satisfeitos foram: relacionamento com os colegas com percentual de 96,1% de satisfação, o relacionamento com o líder com 91,2%, as condições físicas do ambiente de trabalho apresentaram 90,4%, a comunicação também com um percentual de 90,4%, a liberdade e autonomia na realização das atividades com 89,4%, os benefícios com 86,5% de satisfação e a orientação do líder com 83,7%, em decorrência subentende-se que são os fatores que os motivam. A imagem da organização em seu público interno apresenta-se muito boa, com um percentual de 96,2% que indicariam a empresa para outra pessoa trabalhar. Referente aos aspectos do clima que influenciam o desempenho do colaborador, identifica-se o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, a liberdade e autonomia para realização das atividades, a cooperação entre as pessoas do setor, o ambiente de trabalho, o clima organizacional da empresa e a comunicação entre colegas. Estes apresentaram resultados satisfatórios e influenciam positivamente no desempenho. Já para os seguintes fatores os colaboradores indicaram não estar satisfeitos e em decorrência podem influenciar negativamente no desempenho, entre eles estão: as oportunidades de crescimento e aperfeiçoamento, a abertura para expressar ideias, o limitado recebimento de feedback do superior imediato, os treinamentos e palestras, o salário e a realização profissional. No final, apresentam-se as sugestões de melhoria, para serem apreciadas pela direção da organização, que visam ao aumento na motivação dos colaboradores, com programas de desenvolvimento profissional, reconhecimento dos colaboradores, melhora na comunicação da liderança com subordinados, que em decorrência, auxiliam na obtenção de melhores resultados.
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