RUMOS E A DIVERSIDADE SOCIAL, UM DESAFIO MULTIFACETADO

Lívia Maria Soares Souza, Fernando Mariani, Eduarda Lansini Capelari, Cássia Andrada de Paula, Juliane Pedroso

Resumo


O Projeto de extensão Rumos para a Educação Superior e Integração ao Mercado de Trabalho foi criado em 2013, com o objetivo de aproximar a Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC dos estudantes de Escolas Públicas de periferia da região, nas quais há uma concentração de alunos em situação de vulnerabilidade social. Assim, estabelecendo um processo de busca ativa de estudantes com perfil para ingressar no ensino superior através do Programa Universidade para Todos – PROUNI. As ações do Projeto são executadas pelo Programa UNISC-Escola em parceria com setores da Instituição, estudantes e professores dos Cursos de Graduação. O Projeto, em 2016, foi dividido em duas grandes áreas, visto que algumas considerações foram importantes para o planejamento estratégico das abordagens utilizadas nas oficinas e novas formas de intervenção nas escolas. A versão integral atende três escolas do Município, atuando com atividades nos três anos do ensino médio. Para o primeiro ano, são desenvolvidas oficinas temáticas sobre a importância da qualificação continuada, através da construção de projetos de vida, apresentando a viabilidade de acesso ao ensino superior em perspectiva. No segundo, há o objetivo de não só integrar alunos do ensino médio e estudantes dos diversos cursos de graduação, mas também de conduzir ao conhecimento e aplicação das áreas de letras, cálculos e finanças no cotidiano e, no terceiro ano, as oficinas são desenvolvidas para acompanhar e orientar os alunos no processo de encaminhamento para a qualificação continuada. A outra versão do projeto, compacta, surgiu como novidade em 2016, tendo como objetivo uma apresentação sucinta do “Rumos”, que passou também a atender diversos municípios da região, nos quais são realizadas oficinas somente para estudantes de terceiro ano do ensino médio de escolas públicas. O objetivo é orientá-los no processo de inserção na educação superior, algo até então visto pelos alunos que fazem parte dessa realidade como uma possibilidade muito distante, em função da falta de conhecimento sobre as formas inclusivas de ingresso ao ensino superior, assim como pela dificuldade de acreditar em novos caminhos para o futuro. Diante da abrangência de diferentes perfis socioeconômicos do sistema escolar público, o projeto torna-se multifacetado com o objetivo de atender a cada grupo, conforme suas demandas. Com essa dinâmica houve uma maior aproximação dos alunos com o projeto e também uma aceitação e participação mais verdadeira em relação às informações compartilhadas e atividades realizadas. Nesse contexto, o projeto contribui para que os estudantes visualizem novas possibilidades, acreditando em um futuro além de suas atuais situações socioeconômicas, tendo então, a oportunidade de alcançar os seus sonhos. A reação positiva dos alunos não só fez com que eles enxergassem o “Rumos” de uma forma mais amistosa, mas também transformou a visão dos colaboradores do projeto, que passaram a ser mais próximos dos estudantes e compreenderam a necessidade de aplicar formas diferenciadas de trabalho para se adequar a cada quadro social e então alcançar essa reciprocidade. Instrumentalizar os estudantes sobre as diversas possibilidades de buscar a qualificação continuada tem sido um desafio compreendido como um caminho para fomentar a diversidade social e propor a todos os envolvidos novos rumos e oportunidades para a construção de um futuro justo.

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