CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: RELATOS DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA E.M.E.F. MENINO DEUS, ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
Resumo
Esta comunicação pretende relatar as atividades de um projeto de oficina do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, pelo projeto Interdisciplinar da UNISC na E.M.E.F. Menino Deus. Trabalhamos com duas turmas, uma do quinto ano (turma 51) e outra do quarto ano (turma 43), totalizando cinco encontros em cada uma delas durante os meses de maio a julho. Os objetivos dessas oficinas foram instigar, nos alunos, a imaginação, a curiosidade e o gosto pela leitura; a promoção de reflexões nas subjetividades socioafetivas dos alunos e a promoção do encantamento pela leitura através da oralidade de histórias com os alunos. O primeiro passo metodológico consistiu na pesquisa de narrativas, de contos e de lendas a serem trabalhadas. A segunda etapa consistiu na execução das oficinas: a narração de uma história e uma atividade baseada na história apresentada. A primeira atividade foi a contação da história de “João e Maria”, baseada na versão de Luís da Câmara Cascudo. Propusemos que os alunos criassem o final da história através de desenhos, de texto, de quadrinhos ou numa mescla de linguagens. Ambas as turmas apresentaram seu final. No segundo encontro, contamos a história de Alandin baseada na história das Mil e Uma Noites. Depois, propusemos que os alunos expressassem, numa folha, com o desenho de uma lâmpada, a seguinte pergunta: “Quem você quer ser”? Na terceira oficina, contamos a lenda do Anel de Giges com base nos diálogos de Platão em A República. Após, trabalhamos o conceito de virtude e moral. Filosofamos sobre o que seria uma ação bondosa: seríamos bons se ninguém nos visse? Agiríamos com bondade caso não fôssemos reconhecidos por tal ato? Dialogamos com os alunos sobre empatia, em senso coletivo e atitudes virtuosas. No quarto encontro, contamos uma história sobre Curupira. Sensibilizamos os alunos sobre consciência ambiental. Propusemos, para a turma, uma atividade de leitura e de interpretação de texto e uma limpeza no pátio da escola. No último encontro, ocorreram apresentações, realizadas pelos alunos, de uma história, conto ou lenda urbana. Como resultados alcançados, apontamos a criação de vínculos afetivos; a promoção de debates com e entre os alunos sobre ações éticas dentro da escola e no cotidiano, além de um sensível interesse por parte dos alunos em consumir literatura. Este trabalho também proporcionou maiores informações sobre os alunos, o que ofereceu um melhor diagnóstico de aprendizagem sobre os estudantes para futuras abordagens. Concluímos que as oficinas potencializaram a criatividade dos alunos e a sua imaginação através das narrações de histórias.
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