RELATO DE EXPERIÊNCIA E DE VIVÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM GEOGRAFIA IV
Resumo
O estágio é uma etapa fundamental na formação de um acadêmico, pois é o momento responsável pelo primeiro contato com a futura profissão, e os aprendizados pedagógicos vivenciados nesse período são muito importantes na construção da caminhada docente. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta objetivos, metodologias e resultados obtidos no Estágio Supervisionado em Geografia IV, que foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Guia Lopes, localizada no centro do município de Candelária - RS, na turma do 1º ano do Ensino Médio. Nesse ano de ensino, os assuntos na disciplina de Geografia estão relacionados a um olhar mais físico da ciência. A partir desses conteúdos, os principais objetivos propostos para os alunos foram desenvolver a habilidade de leitura, compreensão e localização espacial, utilizando-se mapas, cartas topográficas, escalas e fusos horários, bem como reconhecer os aspectos geológicos da formação da Terra, com uso de métodos que despertassem o interesse dos alunos. O estágio foi realizado de abril a junho do corrente ano, totalizando 20 horas de prática em sala de aula e 20 horas de atividades extras, como reuniões pedagógicas. Os planos de aula, que incluíam o material a ser utilizado, elaborado pelo estagiário, eram enviados com antecedência para a professora orientadora, que contribuía com ajustes necessários. Esse material, posteriormente, servia como fonte de estudos para os discentes. O livro didático também foi fundamental nesse processo, pois continha imagens e mapas que eram utilizados para visualizar os assuntos estudados. Dificuldades também foram vivenciadas nesse período, pois, ao proporcionar trabalhos que transcendem a sala de aula, muitos professores encontram ‘barreiras’ que impossibilitam a realização de práticas extraclasse. No estágio aqui em discussão, o professor propôs a realização de uma viagem de estudos para o município de Santa Cruz do Sul - RS, onde seriam visitados alguns pontos turísticos e observados aspectos geológicos desses locais, porém, por motivos financeiros e de logística, muitos alunos não poderiam participar da viagem, que acabou sendo cancelada. Algumas lições aprendidas com os alunos são que o professor nunca deixará de apreender com eles e que necessita estar aberto para receber críticas que podem ser construtivas. O Estágio Supervisionado IV teve por finalidade propiciar a oportunidade de investigação e de reflexão a respeito da prática cotidiana do professor em Geografia, através da vivência da rotina escolar. Muitos momentos experimentados nesse estágio serão levados para a vida, como a arte de criar e transformar um conteúdo massivo em uma aula prazerosa. Por fim, as vivências desse período de estágio foram reunidas em um relatório final, alicerçado em um referencial teórico que dá embasamento e entendimento a respeito da construção da ciência geográfica. Educar na e para a Geografia necessita explorar, andar, sentir e pensar; contudo, sair de um mundo das certezas e da linearidade para um mundo das incertezas e da complexidade requer um novo pensar, com atitudes ousadas. Que este espaço, chamado Escola, seja repleto de diálogo, troca, problematizações, desconstruções, um espaço de vida, e que os professores de Geografia possam contribuir para a concretização desse processo.
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