VOCÊS SABEM QUEM SÃO OS KAINGANG? PERCEPÇÕES E ATUAÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO “HISTÓRIA E CULTURA KAINGANG EM TERRITÓRIOS DA BACIA HIDROGRÁFICA TAQUARI-ANTAS” NAS ESCOLAS DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO NO VALE DO TAQUARI

Gabriel Devitte, Ernesto Pereira Bastos Neto, Maribel Girelli, Luís Fernando da Silva Laroque

Resumo


Os Kaingang pertencem ao tronco linguístico Jê e, atualmente, são o maior grupo étnico do Brasil Meridional com cerca de trinta e sete mil indivíduos, distribuídos entre os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Terra Indígena Foxá é uma comunidade Kaingang em contexto urbano, localizada no munícipio de Lajeado, que está composta, na atualidade, com 20 casas, onde vivem aproximadamente 25 famílias, totalizando mais de cem indígenas da etnia Kaingang. Este estudo está inserido no projeto de extensão “História e Cultura Kaingang em territórios da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas”, desenvolvido pelo Centro Universitário Univates, e atua, principalmente, com as comunidades Kaingang e com as comunidades escolares no Vale do Taquari. Como problemática deste trabalho, propõe-se verificar se a proximidade com comunidades indígenas, devido à existência de Terras Indígenas Kaingang no Vale do Taquari, e a atuação de um projeto de extensão junto a estas, acrescenta, de alguma forma, saberes acerca da história e da cultura Kaingang aos estudantes da rede básica de ensino da região. Partindo desta problemática, o objetivo do presente estudo visa abordar a integração entre a comunidade escolar, o projeto de extensão “História e Cultura Kaingang em territórios da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas” e uma comunidade indígena no sentido de aprofundar saberes sobre a história e a cultura indígena, em particular a Kaingang, com vista ao rompimento de estereótipos e preconceitos construídos historicamente sobre às comunidades indígenas. A metodologia consiste em estudos etnográficos de caráter qualitativo, no qual são realizados diálogos com membros das comunidades envolvidas e pesquisas de campo. Os procedimentos metodológicos consistem em revisão bibliográfica, visitas à Terra Indígena, roda de conversa com os Kaingang, elaboração de diários de campo, registros fotográficos, mediação de estudantes da educação básica em diálogos com os Kaingang, além da realização de palestras e oficinas sobre a história e a cultura Kaigang para alunos da educação básica. Como resultados parciais, baseando-se em estudos sobre cultura, educação indígena e ensino de história indígena, observa-se que esta temática, dentro das escolas, ainda é algo recente e carregado de equívocos e preconceitos sobre os povos indígenas, dentre eles, os Kaingang. Não obstante, percebe-se que a atuação do projeto de extensão dentro da comunidade escolar local tem um papel relevante no que tange à disseminar saberes sobre a história e a cultura Kaingang, no intuito de romper com estereótipos construídos historicamente pelo senso comum e a “história tradicional”. Concluindo, pode-se verificar que o ensino da História Indígena, apesar de ser obrigatória por lei, ainda carece de informações científicas acerca das culturas indígenas. Neste sentido, a atuação de um projeto de extensão, o qual interage diretamente com a comunidade Kaingang no Vale do Taquari e as escolas da rede básica de ensino, apresenta-se como agente na construção de informações mais aprofundadas sobre a história e a cultura Kaingang nas escolas da educação básica, no sentido de contribuir com conhecimentos sobre a diversidade cultural na sociedade brasileira, respeitando as particularidades de culturas diferentes.

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