AS APRENDIZAGENS DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

Carine Ritieli Lopes, Carla Lavínia Pacheco da Rosa, Helga Haas

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC possibilita uma prática docente, na modalidade de Docência Assistida que consiste em acompanhar e propor atividades em sala de aula com o auxílio da professora titular. Realizei tal atividade no Colégio Estadual Professor Luiz Dourado, localizado no município de Santa Cruz do Sul, com crianças do 3° ano do Ensino Fundamental durante o primeiro semestre de 2016. O principal objetivo é auxiliar a professora titular na realização do trabalho que desenvolve com as crianças que apresentam dificuldades na alfabetização. Diante disso, nós bolsistas temos a oportunidade de desenvolver práticas docentes, adquirindo experiências na área da alfabetização, contrapondo os conhecimentos construídos ao longo da formação acadêmica. O desenvolvimento da docência assistida é realizado semanalmente, nas quartas pela manhã e resultou de uma combinação com a professora, para que tivéssemos a oportunidade de planejar e desenvolver nossas práticas docentes com toda a turma. Após identificar os níveis de leitura das crianças, propus situações desafiando-as na construção de novas hipóteses de linguagem oral e escrita. Assim, durante os períodos em aula, elas realizaram atividades de produção textual, revisão de pontuação correta e compreensão das partes do texto fazendo a utilização da pontuação correta e as partes do texto (início, meio e fim), realizando produções de texto e leitura oral individual, observando os sinais de pontuação. Durante a Docência Assistida estudamos O Bairro. As crianças obtiveram explicações sobre a formação de um bairro, relatos orais e escritos sobre atividades realizadas nos bairros, de como são criados, que tipo de moradias ou estabelecimentos o formam. As crianças já demostram avanços em relação à produção textual, reconhecendo novas palavras, utilização correta da pontuação, demonstram interesse em escrever diversos textos e, além disso, apresentam interesse em ajudar o colega do grupo, o qual possui mais dificuldade na elaboração do texto. A Docência Assistida contribuiu de modo significativo para minha formação como pedagoga e o contato direto com as crianças durante o período de aula. Além disso, como bolsista, pude auxiliar a professora titular da turma no processo de alfabetização das crianças que apresentam necessidades neste percurso. Participei do planejamento das aulas e na construção de atividades e metodologias a serem desenvolvidas, contribuindo no desenvolvimento de atividades prazerosas de linguagem escrita.

Palavras-chave: Práticas; Docentes; Alfabetização.


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