DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS EM SALA DE AULA: UMA POSSIBILIDADE DE ENCANTAMENTO

Aline Caroline da Rosa, Helga Haas, Cintia Raquel Figueiredo Gomes, Carla Lavínia Pacheco da Rosa

Resumo


Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto 1- Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC-2016, desenvolvemos nosso trabalho na modalidade de Oficina de Aprendizagem, na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, com uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental. As atividades planejadas objetivam atender às necessidades específicas de cada aluno. Neste sentido, observamos suas dificuldades e proporcionamos situações para que construam seu conhecimento de forma prazerosa e significativa. O contato dos alunos com diversos tipos de textos é também um de nossos objetivos, visando desenvolver o gosto pela leitura, além de ampliar seu vocabulário e qualificar suas escritas. Procuramos ainda planejar momentos nos quais os alunos se tornem sujeitos pesquisadores e construtores de seu próprio conhecimento. METODOLOGIA: A oficina é realizada uma vez por semana. Partindo de uma sondagem inicial, observamos que os alunos possuem dificuldades na leitura e escrita de modo geral, além das dificuldades que envolvem a linguagem matemática. Desta forma, planejamos, buscando envolver todas as áreas do conhecimento de forma interdisciplinar. Procuramos propor atividades lúdicas, nas quais as crianças pudessem aprender e brincar ao mesmo tempo, sempre considerando-os autores de seu processo de construção do conhecimento. Como exemplo deste trabalho, destacamos o plantio e estudo sobre ervas e chás, no qual trabalhamos com textos informativos. Também trabalhamos com receita culinária, história em quadrinhos, entre outros. Além destas atividades, procuramos disponibilizar literaturas infantojuvenis que abordavam diferentes assuntos. Como resultados das oficinas, destacamos o envolvimento do grupo nas atividades, os alunos passaram a sentir-se responsáveis pelas suas produções. Demonstraram estarem familiarizados com diferentes tipos de textos e apresentaram maior facilidade nas produções escritas. Percebemos retorno também por parte da escola, que acabou envolvendo-se em nosso trabalho de maneira significativa, o que resultou em uma parceria interessante. A intenção de envolver os alunos no processo de pesquisa foi muito significativo para eles, pois, quando iniciamos com esta proposta, tinham pouco acesso às tecnologias e não sabiam utilizá-las com êxito. Concluímos que os pequenos valorizam aquilo que é produzido e construído por eles, que gostam de pesquisar e envolver-se no processo de planejamento das atividades, de expressar suas opiniões e contribuições, de sentirem-se sujeitos daquilo que estão fazendo, reconhecendo-se no que estão produzindo. Nesse processo acreditamos ser fundamental o envolvimento da escola, pois percebemos que o trabalho é bem aceito e muito valorizado, facilitando assim, nosso planejamento e com isso a aprendizagem das crianças.

Palavras-chave: Gênero textual; Interdisciplinaridade; Aprendizagem.


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