PROJETO RE_INVENTAR: UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Pedro Gabriel Furtado Flores, Kelvin Silveira Rodrigues, Leandro Schroeder Henn, Cássio Denis de Oliveira, Italo Rosa Policena, Adriano Bombardieri, André Luiz Emmel Silva, Jorge André R. Moraes, Liane Mahlmann Kipper

Resumo


Em virtude da pouca familiaridade com a linguagem física e matemática, muitos estudantes, ao ingressar no ensino superior, enfrentam inúmeras dificuldades em aprender ciências, em especial a física e a matemática. A partir dessa ideia, surge a necessidade de modificações na forma de se trabalhar estas disciplinas (MACHADO e OSTERMANN, 2003) e que não é novidade a utilização de mapas conceituais como elementos de avaliação da aprendizagem. Dessa forma, para uma aprendizagem com um caráter significativo, os mapas conceituais são úteis e indispensáveis. Assim, o Projeto de extensão denominado Re_Inventar buscou aplicar a técnica de construção de mapas conceituais para verificar se está ocorrendo aprendizagem significativa nos alunos que participam das oficinas, a fim de que os mesmos possam estabelecer conexões mais claras e significativas nos seus estudos. O projeto começou a aplicação da construção de mapas conceituais na turma que está em processo de maior desenvolvimento, denominada de Módulo Avançado II. A turma é composta por três alunos do ensino médio e fundamental e tem como conteúdo a ser desenvolvido introdução à eletrônica, robótica e programação por meio da placa eletrônica Arduino. Os mapas conceituais foram usados em dois momentos: na introdução de todas as aulas, relembrando o conteúdo já estudado anteriormente; e nos relatórios construídos pelos alunos após o término de projetos. Dos resultados encontrados até o momento, obteve-se que todos os mapas conceituais apresentados possuem os elementos considerados fundamentais para o conteúdo. Destaca-se também que todos os projetos realizados utilizando esse método de avaliação foram bem sucedidos. Esse elemento de avaliação foi fundamental para analisar a aprendizagem significativa obtida até o momento, assim como a evolução na forma de interpretação do conteúdo por todos os alunos do projeto.

Palavras-chave: mapas conceituais; aprendizagem significativa; oficinas de aprendizagem; arduino.



Apontamentos

  • Não há apontamentos.