HIGIENE E SAÚDE COMO TEMA DESENCADEADOR DO ENSINO DE QUÍMICA
Resumo
No decorrer do ano de 2016, o subprojeto Química PIBID/UNISC está atuando na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Esperança, empregando metodologia de aula experimental demonstrativa. A realização de experimentos envolvendo o cotidiano, além de despertar o interesse, gera um espírito questionador no aluno, o que é essencial para a construção do conhecimento. Por esse motivo, em virtude do aumento considerável de doenças virais no período do inverno, esse tema foi abordado em uma das aulas demonstrativas por meio da elaboração de álcool gel (método antisséptico preventivo utilizado nas escolas, bem como nos demais ambientes de grande circulação humana). Com a intenção de despertar o interesse dos alunos para a boa higiene e alertá-los acerca dos riscos que envolvem o contágio por doenças como a gripe, o objetivo desse trabalho é demonstrar a obtenção de álcool gel e utilizar esse trabalho na mostra de ciências, a fim de conscientizar toda a comunidade escolar. Num primeiro momento, os alunos foram conduzidos ao laboratório de ciências da escola. Lá foi exibido um vídeo sobre a evolução da higiene, na espécie humana, através da história e conversou-se sobre a importância da assepsia das mãos, bem como a importância da higiene para o ser humano. Após, foi solicitado a um voluntário que auxiliasse na produção do álcool gel. Para tanto, utilizou-se 70 mL de álcool etílico comercial, que foram misturados a 30 mL de água deionizada contida em um bécker de 600 mL. Posteriormente, pesou-se 0,72 g de Carbopol 676 que foram pulverizados, com auxílio de uma peneira, sobre a mistura álcool e água. Enquanto o Carbopol era pulverizado, a mistura foi sendo lentamente agitada com um batedor de ovos. Ao final, foram acrescentadas algumas gotas de trietanolamina a fim de que o álcool adquirisse textura. A partir da prática realizada, cinco voluntários se dispuseram a elaborar um projeto para a mostra na feira de trabalhos da escola, idealizada pela 6ª CRE (Coordenadoria Regional da Educação). Eles ficaram responsáveis pela confecção de um Projeto escrito que contenha Título, Problema, Justificativa, Objetivos, Referencial Teórico, Metodologia, Análise de Dados, Considerações Finais e Referências Bibliográficas; de um cartaz para a divulgação do trabalho; e pela apresentação do mesmo para a comunidade escolar. Até o presente momento possui-se apenas resultados parciais, pois ainda encontra-se em desenvolvimento, mas já foi possível observar que houve um aumento da motivação dos alunos, pois o trabalho será exibido para os colegas e para toda a escola. Também percebeu-se que, embora alguns alunos não colaborassem, outros se dedicaram e desenvolveram o espírito de equipe. Assim, concluiu-se que a realização de aulas experimentais é essencial para a construção do conhecimento e que aliada aos temas do cotidiano do aluno, cria-se uma motivação maior para o estudo.
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