MARATONA UNISC DE COMPUTAÇÃO: POPULARIZANDO A CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Diversas olimpíadas científicas são realizadas no Brasil. Mais de dez olimpíadas em nível nacional e internacional são promovidas anualmente, com a finalidade de identificar talentos em potencial e incentivar o estudo. Diversas regiões promovem eventos locais que seguem modelos nacionais de olimpíadas. A Maratona Unisc de Computação – MUC tem por objetivos proporcionar novos desafios na área da computação a estudantes de escolas de educação básica e organizações educativas, incentivar o interesse pela computação, introduzindo o pensamento lógico através de problemas e técnicas de programação de computadores, além de identificar e premiar talentos, incentivando-os a seguir carreira. A MUC é promovida pelo Projeto UNISC Inclusão Digital, do Departamento de computação e conta com o apoio do PIBID/UNISC, subprojeto de computação. A segunda edição da maratona será realizada em novembro de 2016, para três níveis diferentes da educação básica: Nível 1, para estudantes até o 7º ano das séries finais, Nível 2, para estudantes até o 9º ano e Nível 3 para ensino médio. Em sua primeira edição, a MUC teve 106 participantes efetivos e espera-se um número maior para este ano. As provas da MUC serão dividides em 4 desafios distintos, a tarefa cultural, com pontuação de até 15 pontos, o “desafio de programação”, com pontuação de até 30 pontos, o “enigma”, um circuito de tarefas divididas em 5 etapas, com pontuação de até 25 pontos, e o “desafio em computação”, que pode pontuar até 30 pontos. A tarefa cultural terá como tema o lixo eletrônico. Seu enunciado será disponibilizado no hotsite do evento em forma de vídeo, e levará o estudante a refletir sobre a produção desenfreada de lixo eletrônico e formas de reduzir e reaproveitar o mesmo. O participante será convidado a promover uma ação social sobre o tema, e apresenta-la ao comitê seu resultado. O desafio de programação acontecerá em laboratório de informática e para ambos os níveis, contará com três problemas para os quais se espera que o estudante desenvolva um programa para solucionar o desafio. Para a programação, será utilizada a linguagem visual Scratch 2.0, a plataforma mais usada no mundo para o ensino de programação na educação básica. O enigma terá como tema “Criptografia e Segurança da Informação”, um tema que foi pauta em inúmeros noticiários durante o ano, e trouxe diversas discussões sobre segurança e privacidade. Será apresentado em cinco partes, sendo que a resolução correta da primeira parte levará ao local onde se encontra a próxima parte, e assim sucessivamente. O desafio em computação é uma prova teórica, composta por três situações problemas e três a cinco perguntas objetivas sobre as mesmas. A elaboração das questões teóricas seguirá os conteúdos e temas utilizados nas últimas edições da Olimpíada Brasileira de Informática – OBI, na modalidade iniciação e na Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR, na modalidade teórica. A premiação contemplará os melhores colocados em cada nível, bem como os professores orientadores e escolas. A pontuação utilizando técnicas de gameficação mostra-se uma ferramenta de autoimpacto que estimula o participante a resolver o máximo de tarefas com o máximo de dedicação. Com base na edição anterior e na adesão que teve pelo público, pode-se esperar que a 2º MUC dê grande visibilidade à ciência da computação e estimule estudantes de educação básica a seguir carreira na área.
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