SURDOS E OUVINTES NO SUBPROJETO DE INFORMÁTICA DO PIBID/UNISC

Viviane Muller, Patricia Taline Simianer, Marcia Kniphoff da Cruz

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID tem como objetivo inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação e é viabilizado na região pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. O PIBID é um programa de bolsas financiado pela CAPES que valoriza ações referentes à formação de professores no nível da graduação. Doze escolas de Santa Cruz do Sul estão incluídas neste programa, possibilitando rotinas diferenciadas aos seus alunos. Na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, no turno da tarde, acadêmicos do curso de Licenciatura em Computação exercem monitoria com turmas de alunos surdos e oficinas com turmas de ouvintes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As atividades são especialmente planejadas para as necessidades de cada turma, levando em consideração as temáticas que estão sendo trabalhadas na sala de aula. Para essa preparação conta-se com o auxílio dos professores supervisores da escola. Na UNISC, os bolsistas do Subprojeto de Informática participam de reuniões semanais para discutir e planejar atividades, bem como para avaliar práticas que são relacionadas às teorias estudadas, em especial, à teoria do Pensamento Computacional, que diz respeito à capacidade de resolução de problemas que é base para os fundamentos da Computação, mas essa resolução se aplica a todas as áreas. Para as turmas de surdos, foram prestados auxílios na utilização de softwares online. Ainda foram apresentadas sugestões de páginas de internet que apresentam atividades educativas e foram indicadas tarefas às professoras titulares. Como exemplo das atividades desenvolvidas para os alunos ouvintes, destacam-se a utilização de jogos e softwares educativos que envolvem utilização do mouse e do teclado e propiciam reforços de Língua Portuguesa, Matemática e alfabetização. Com estas atividades realizadas, os alunos obtiveram aprendizados significativos, com atividades simples e que facilitam a compreensão de conteúdos por meio da informática. É possível destacar no aprendizado dos alunos surdos, que pela ação frente às atividades online diferentes ações são possíveis, como o estabelecimento de uma comunicação para além dos sinais. O aprendizado dos alunos ouvintes fica evidente nos resultados que apresentam frente aos desafios que lhes são lançados, para os quais demonstram empenho. Para os bolsistas PIBID do curso de Licenciatura em Computação esta oportunidade de contato com as rotinas escolares, realização de atividades com os alunos e contato com ambiente escolar é extremamente enriquecedora. Essa oportunidade possível através do PIBID fomenta a ampliação de experiência diante da sala de aula para a futura prática docente. Para o estudante de Licenciatura em Computação tem sido fundamental experimentar formas diferentes de atuação, resultando numa formação de professores mais qualificada e que oferece aos alunos dinâmicas e atividades diferenciadas e que facilitam a compreensão de diversas temáticas. Através do PIBID, os bolsistas também auxiliam os professores das turmas e oferecem uma rotina variada para a escola.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.