PROJETO RE-INVENTAR: ENSINO DA ROBÓTICA UTILIZANDO A PLATAFORMA ARDUINO.
Resumo
Devido à evolução tecnológica e à expansão da automação, tornou-se comum a utilização de robôs no auxílio das mais diversas tarefas. Considerando que o mesmo é um equipamento multitarefas e reprogramável (ULRICH, 1987), com requisitos mínimos de segurança e conforto, ao contrário de nós humanos, que necessitamos da atenção mais ampla para realizar certas atividades (NIKU, 2013), ou seja, um robô consegue explorar além dos limites em que o homem é capaz. Fica cada vez mais evidente a necessidade de um aprendizado introdutório aos conceitos de robótica voltada para jovens do ensino médio, com o objetivo de permitir aos alunos explorar e desenvolver a capacidade de elaborar hipóteses, investigar soluções, estabelecer conexões e tirar suas próprias conclusões (BENITTI, 2009). Assim, estão sendo desenvolvidos diversos trabalhos voltados à utilização de recursos de hardware e software para este tipo de finalidade: facilitar o ensino e o avanço da robótica. Pelo amplo acesso a informação, o mais notável entre esses trabalhos tem sido com o a plataforma Arduino. O Arduino, como uma plataforma de desenvolvimento open-source, serve como um instrumento muito interessante de aprendizado, pois, além de ter uma linguagem de programação bastante simples e de alto nível, também tem um leque gigantesco de possibilidades de protótipos que podem ser baseados em sua interface. Pensando nisso, o projeto de extensão Re_Inventar, mantido pela Universidade de Santa Cruz do Sul, com o objetivo de aprofundar o aprendizado nessa área e de estimular os alunos a desenvolverem habilidades voltadas ao pensamento lógico, buscou explorar as possibilidades da plataforma Arduino, em um Módulo Avançado II, aplicando a plataforma em projetos já realizados com blocos modulares da empresa Fischertechnik. Baseando-se em estudos anteriores (PEREZ, 2013), para que fosse possível a utilização dos kits de aprendizagem Arduino, o projeto também optou por dividir os conteúdos programáticos entre uma breve introdução teórica à eletrônica e os conceitos básicos de programação. O Módulo Avançado II tem como objetivo capacitar o aluno para que o mesmo seja capaz de realizar a programação interativa com diversos periféricos como: luminosos do tipo LED, acionamento de motores e transmissão de dados. Dos resultados já obtidos, podemos citar o desenvolvimento de um protótipo de elevador com dois andares e um veículo dotado de sensoriamento, ambos comandados pelo Arduino, com os quais observamos uma melhor capacidade lógica dos alunos para a resolução de problemas e na elaboração de algoritmos, além de um maior entendimento dos conceitos físicos envolvidos.
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