PROJETO RE-INVENTAR: ENSINO DA ROBÓTICA UTILIZANDO A PLATAFORMA ARDUINO.

Kelvin Silveira Rodrigues, Pedro Gabriel Furtado Flores, Leandro Schroeder Henn, Cássio Denis de Oliveira, Italo Rosa Policena, Liane Mahlmann Kipper, André Luiz Emmel Silva, Jorge André R. Moraes, Adriano Jose Bombardieri

Resumo


Devido à evolução tecnológica e à expansão da automação, tornou-se comum a utilização de robôs no auxílio das mais diversas tarefas. Considerando que o mesmo é um equipamento multitarefas e reprogramável (ULRICH, 1987), com requisitos mínimos de segurança e conforto, ao contrário de nós humanos, que necessitamos da atenção mais ampla para realizar certas atividades (NIKU, 2013), ou seja, um robô consegue explorar além dos limites em que o homem é capaz. Fica cada vez mais evidente a necessidade de um aprendizado introdutório aos conceitos de robótica voltada para jovens do ensino médio, com o objetivo de permitir aos alunos explorar e desenvolver a capacidade de elaborar hipóteses, investigar soluções, estabelecer conexões e tirar suas próprias conclusões (BENITTI, 2009). Assim, estão sendo desenvolvidos diversos trabalhos voltados à utilização de recursos de hardware e software para este tipo de finalidade: facilitar o ensino e o avanço da robótica. Pelo amplo acesso a informação, o mais notável entre esses trabalhos tem sido com o a plataforma Arduino. O Arduino, como uma plataforma de desenvolvimento open-source, serve como um instrumento muito interessante de aprendizado, pois, além de ter uma linguagem de programação bastante simples e de alto nível, também tem um leque gigantesco de possibilidades de protótipos que podem ser baseados em sua interface. Pensando nisso, o projeto de extensão Re_Inventar, mantido pela Universidade de Santa Cruz do Sul, com o objetivo de aprofundar o aprendizado nessa área e de estimular os alunos a desenvolverem habilidades voltadas ao pensamento lógico, buscou explorar as possibilidades da plataforma Arduino, em um Módulo Avançado II, aplicando a plataforma em projetos já realizados com blocos modulares da empresa Fischertechnik. Baseando-se em estudos anteriores (PEREZ, 2013), para que fosse possível a utilização dos kits de aprendizagem Arduino, o projeto também optou por dividir os conteúdos programáticos entre uma breve introdução teórica à eletrônica e os conceitos básicos de programação. O Módulo Avançado II tem como objetivo capacitar o aluno para que o mesmo seja capaz de realizar a programação interativa com diversos periféricos como: luminosos do tipo LED, acionamento de motores e transmissão de dados. Dos resultados já obtidos, podemos citar o desenvolvimento de um protótipo de elevador com dois andares e um veículo dotado de sensoriamento, ambos comandados pelo Arduino, com os quais observamos uma melhor capacidade lógica dos alunos para a resolução de problemas e na elaboração de algoritmos, além de um maior entendimento dos conceitos físicos envolvidos.

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