COMO MOTIVAR ALUNOS À COMPUTAÇÃO DESPLUGADA E INCENTIVAR O USO RACIONAL DA INTERNET

Marcia e Jochims Kniphoff da Cruz, Bruna Tatiane Gorck, Paulo Daniel Silveira da Rosa, Fabio Alex Schroeder, Viviane Müller

Resumo


Como motivar alunos à computação desplugada e incentivar o uso racional da internet? Devido às constantes transformações ocorridas em nosso cotidiano, vemos que as novas tecnologias têm adquirido um grande espaço na sociedade. Através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) e do subprojeto de Informática, os bolsistas autores deste resumo, alunos do curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, vem trabalhando na Escola de Ensino Médio Alfredo Kliemann, em Santa Cruz do Sul. Nesta escola, os pibidianos realizam um trabalho com o objetivo de compreender como se deu a inserção da informática na educação, quais seus benefícios para os alunos do ensino fundamental e do ensino médio e de verificar como cativar o aluno para as aulas de computação desplugados de redes de dados e ainda buscar formas de utilizar a internet a favor do aluno. A metodologia é baseada em avaliação comportamental de alunos e professores da escola, analisando e questionando sobre conhecimentos de softwares educacionais e seu uso prático no dia a dia. Como resultado, percebemos a dificuldade dos alunos em fazer o uso do computador, além do ambiente das redes sociais e sites de vídeos. A partir disso, os bolsistas buscaram alternativas para desmistificar a Ciência da Computação e fizeram uso do método da computação desplugada, que possui três objetivos específicos: mudar a visão dos estudantes em relação à natureza da Ciência da Computação; incentivar a Ciência da Computação como carreira também para as mulheres; e mudar a visão dos estudantes em relação aos trabalhos que são feitos na Ciência da Computação e na Licenciatura em Computação. O método da computação desplugada visa ensinar conceitos da computação de forma lúdica, sem o uso de computadores. Além disso, os bolsistas trabalharam com o Scratch, ferramenta computacional que possibilita a criação de histórias interativas, animações, simulações e jogos, o que embasa o pensamento computacional, pois permite uma melhora considerável na produtividade e criatividade. Em virtude dos fatos mencionados e tendo em vista os aspectos observados e citados acima foi possível compreender a importância do PIBID na formação acadêmica. É fundamental que o discente vivencie a realidade escolar através de projetos de iniciação a docência, pois a partir dele é possível fazer a aproximação teórica do campo empírico. Portanto, a formação acadêmica através do projeto PIBID dá-se de maneira desafiadora e instigante, pois exigem do discente empenho, dedicação e colaboração para a efetuação das atividades propostas.

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