OFICINAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA: INTERFACE UNIVERSIDADE - ESCOLA

Cássia Andrada de Paula, Viviane da Silva Dutra, Jucenara Soares, Tania Bernhard

Resumo


O Programa Unisc-Escola oportuniza o agendamento de oficinas didáticas para alunos de Educação Básica, palestras e afins. As atividades são realizadas no ambiente da escola ou na estrutura física da universidade e contam com a parceria dos cursos de graduação/tecnólogos, ações de ensino, pesquisa e extensão. As vivências destas atividades educacionais, planejadas e executadas a partir de demandas recebidas das escolas, proporcionam aos alunos, do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas, a ampliação, compreensão e o estabelecimento de relações de conteúdos abordados em sala de aula, desenvolvidos em sua grande maioria de forma teórica. A inserção de aulas práticas e/ou oficinas vem complementar e auxiliar o aluno na compreensão dos conteúdos. No 1º semestre de 2017 foram atendidas 9 escolas (públicas e privadas), totalizando 424 alunos, demandas recebidas para atendimento prático-pedagógico nas áreas da Biologia (anatomia, microscopia e zoologia), Química, História (CEPA e CEDOC) e Licenciatura em Computação (laboratórios de informática). As escolas que solicitaram agendamento de oficinas ao Programa Unisc-Escola foram avaliadas através do levantamento das percepções dos professores, composta por questões objetivas e dissertativas. As informações coletadas nas questões objetivas foram analisadas considerando o percentual de respostas e as dissertativas foram sintetizadas em um pequeno texto. Obteve-se 100% de satisfação nos seguintes itens: Contato para o agendamento da oficina: agilidade e atenção/presteza; Oficina/visita realizada: recepção, cumprimento da programação e desempenho dos oficineiros. Esse resultado reforça a afirmativa descrita pelos entrevistados quanto à indicação, repetição e retorno para estas atividades com outras turmas da escola. Nas questões dissertativas, obtiveram-se os seguintes relatos: “muito boa e importante para o desenvolvimento dos alunos”; “ocorre a interação com a teoria e a prática”; “saída do ambiente escolar”; “vivenciando experiências”; “acrescenta em seu aprendizado”; “amplia não só o conhecimento, mas também da oportunidade de conhecer algo que não faz parte da realidade cotidiana do aluno”; “podem ter uma visão do que é uma universidade”; “atividades dentro de uma universidade é importante para a criança perceber e ver outras possibilidades”; “complementando muito bem os conteúdos trabalhados em sala de aula”, “as oficinas complementam as aulas teóricas”. A partir dos relatos dos professores, percebe-se o quanto o uso destas estratégias de ensino melhora o desempenho dos alunos e das aulas. Oficinas e aulas práticas são utilizadas de forma tímida nas escolas, talvez por falta de material, excesso de carga horária, falta de espaço adequado ou recursos, o que torna a aula teórica rotina para o professor. Sabe-se que a utilização destas atividades promove uma visualização daquilo que antes estava presente apenas no imaginário ou no livro. Nesse sentido, conhecer a estrutura de uma universidade, um laboratório, um fóssil ou um acervo bibliográfico é algo maravilhoso, despertando nos alunos o encantamento para o novo, motivando a continuidade dos estudos e oportunizando, de várias maneiras, a abertura de novos horizontes. Dessa forma, a universidade cumpre seu papel de socialização do conhecimento e interação com a comunidade.


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