SAÚDE, ESPORTE E CIDADANIA

Marcelo Kenne da Costa, Christian Lang Rathke, Romulo Damé Bitencourte, Renata dos Santos Rodrigues, Daniel Fernando Cruz

Resumo


Na atualidade, saúde não é um bem individual e sim um valor coletivo, um bem de todos. A promoção de saúde está intimamente ligada a um conjunto de valores, como solidariedade, democracia, desenvolvimento, participação, parceria e qualidade de vida. A prática regular de atividade física faz com que as pessoas apresentem índices melhores de aptidão física, tornando-se assim mais ativas, e influencia diretamente nos níveis de saúde do individuo, no que diz respeito à capacidade para realizar atividades do cotidiano. O judô é uma arte de luta, e sua finalidade é o aperfeiçoamento físico, moral e intelectual do indivíduo e da sociedade, buscando desenvolver ao máximo as potencialidades do ser humano. Considerando a disciplina que o judô exige, tanto para a luta quanto para a vida, seus princípios filosóficos alicerçados na ética e na moral e sua forte influência educacional, esta arte é mais do que uma atividade esportiva com fins de combate corpo a corpo, podendo ser tomada como instrumento de formação integral dos indivíduos que a vivenciam, intervindo em seus modos de viver e pensar. O projeto Saúde, Esporte e Cidadania, em caráter de extensão, é um local em que são produzidas práticas nas quais professores e estudantes exercitam o pensar e fazer em saúde em uma perspectiva de atenção integral e integrada. Programar, executar e avaliar ações voltadas à atenção em saúde de crianças e adolescentes praticantes de Judô, integrantes dos projetos comunitários apoiados pela UNISC; bem como contribuir com a formação dos estudantes em uma perspectiva de trabalho multiprofissional e interdisciplinar no âmbito da integralidade na saúde são alguns dos objetivos. A metodologia deste projeto sustenta-se no diálogo entre docentes, discentes bolsistas e usuários como uma maneira possível de enriquecer as percepções e observações, compartilhar experiências, produzir novas ideias para otimização dos processos formativos e de atenção/assistência à saúde na qual se buscam aprendizagens significativas, potencializando esse local de aprender e fazer em saúde no que se refere à prática do esporte como fator de desenvolvimento físico e social de crianças em condições de risco. Foram realizadas avaliações de condicionamento físico, dentre elas, teste de corrida, agilidade, salto, força abdominal, lançamento de bola e banco de wells em 35 crianças de ambos os sexos e aplicado um questionário referente ao estilo de vida. A partir desta avaliação, os bolsistas elaboraram um plano de exercícios dinâmicos e preventivo-terapêutico e o mesmo está sendo aplicado. As atividades estão sendo realizadas em ambiente aberto e/ou fechado, e além de todo acompanhamento terapêutico com as crianças os bolsistas e professores acompanham os mesmos em competições. As reavaliações estão previstas para após 5 meses de atividades contínuas. Até o momento obtivemos bons resultados e uma boa evolução dos usuários, porém, alguns, pelo que estamos observando, ficam aquém das expectativas em função do contexto dos cenários envolvidos e das dificuldades encontradas. O projeto está trazendo muitos benefícios para comunidade, isso justifica sua continuidade até o momento, levando em conta seus novos objetivos e suas metas.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.