PERFIL DOS AGRESSORES E VÍTIMAS DE BULLYING: UM ESTUDO COMPARATIVO DE 5º E 7º ANO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE MONTENEGRO – RS. FLAVIANE SANDI DA SILVA MARQUES, GILMAR FERNANDO WEIS

Flaviane Sandi da Silva Marques, Gilmar Fernando Weis

Resumo


O Bullying é conceituado como uma forma de violência, que ocorre com a intenção de ferir ou humilhar as pessoas, acontecendo principalmente no ambiente escolar, tornando-se uma das maiores preocupações de professores e gestores de escolas públicas municipais, estaduais e privadas. O presente estudo tem como objetivo verificar o perfil dos alunos agredidos e agressores de ambos os sexos, do 5º e 7º ano da rede particular e municipal do município de Montenegro (RS). São sujeitos desta pesquisa 80 crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos. Trata-se de uma investigação transversal de caráter descritivo exploratório. Para a coleta de dados, foi utilizado o questionário criado por Olweus (1989), adaptado por Mayer (2000), que consiste em 24 questões de múltiplas escolhas. Especificamente, para atender aos objetivos do trabalho, foram utilizadas somente as questões “Você já foi agredido alguma vez na escola? Você agrediu (bater, empurrar, puxar, dizer nomes, causar nomes) alguém na escola? Os resultados apontam para um elevado número de estudantes que sofrem alguma forma de agressão. Entre os alunos agredidos do sexo masculino do 5º ano, os percentuais se situam em 57.1% na escola “A” e 50.0% nas escolas ‘B’ e ‘C’. Entre os alunos do sexo masculino do 7º ano, os maiores percentuais aparecem nas escolas “B” e “C” respectivamente com 75% e 50%. Entre o sexo feminino do 5º ano, os percentuais situam-se, respectivamente, com 87.5% na escola “A” e 25% na escola B. Entre as alunas do 7º ano os percentuais variam entre as escolas “A” e “C“ respectivamente com 66.0% e 41.7%. Entre os alunos agressores do 5º ano das Escolas “B” e “C” aparecem com 50% ainda no sexo masculino, do 7º ano as escolas “C” e “B” aparecem pela ordem com 100% e 75%. Já entre as alunas do 5º ano que apresentam maiores índices de agressividade tem-se a Escola “C” com 45.5%. As alunas do 7º ano, as Escolas “A” e “B” com 100% e 50.0%. Constatou-se neste estudo que é elevado o nível de estudantes que sofrem algum tipo de agressão, porém os níveis de agressores foram maiores aos níveis de alunos agredidos. É possível afirmar também, que a escola que possui maiores índices de alunos “agredidos” é a escola A. Entre os níveis de agressores e agredidos, apontou-se que o 5º ano e o sexo feminino possuem maiores níveis tanto de agredidos quanto de agressores. Entendemos que os resultados deste estudo possam dar mais subsídios para que professores e gestores possam trabalhar e desenvolver programas com a finalidade de diminuir estes tipos de agressão.

Palavras-chave: Bullying, escola, agressores, agredidos


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