PROJETO ATLAS
Resumo
A comunicação tem por finalidade relatar as atividades dos bolsistas desenvolvidas até o presente no Projeto Atlas. Como atividade de Extensão, o Projeto Atlas é aplicado nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), visando a elaboração de material didático-pedagógico para subsidiar os professores com materiais e atividades escolares com enfoque na formação sócio-histórica e geográfica do Estado do Rio Grande do Sul (RS), da Região do Vale do Rio Pardo (VARP) e do Município de Santa Cruz do Sul. Trata-se de uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR, juntamente com o PIBID da UNISC. O Atlas será composto de textos, imagens, ilustração cartográfica e exercícios, observando os conteúdos trabalhados em cada um dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O material que está sendo produzido será, posteriormente, divulgado em formato impresso (acompanhado de um CD, contendo o texto e os exercícios) e em formato digital. Parte-se do pressuposto de que a alfabetização de crianças se estende para além do ato de saber ler e escrever. É imprescindível que sejam oportunizados aos estudantes, desde os anos iniciais, noções básicas sobre a vida em sociedade, a convivência com a diversidade e o desenvolvimento de habilidades, como localizar-se no tempo e no espaço. De acordo com as orientações didáticas dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, já no primeiro ciclo a ideia é trabalhar a paisagem local e o espaço vivido dos alunos, o que requer dos professores preparo para organizarem seus trabalhos. Envolve, também, o domínio acerca dos conteúdos a serem ensinados; a adequada metodologia para a internalização dos conhecimentos pelos alunos; o conhecimento sobre o desenvolvimento das crianças; a construção de vínculo afetivo, fundamentado em teorias do desenvolvimento infantil e na relação de autoridade do professor; a adequada utilização do tempo; o planejamento de atividades; o incentivo à expressão dos alunos em sala de aula e em outras instâncias de representação da escola. No campo da História, as atividades devem levar o aluno a identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços; organizar alguns repertórios histórico-culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo; conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais; reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas; questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções; utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico e utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico. Nesse sentido, os bolsistas estão elaborando jogos digitais e de suporte físico e localizando imagens sobre aspectos geológicos, geomorfológicos, climáticos, da flora e fauna da região. Ao mesmo tempo, estão localizando imagens e objetos representativos dos diferentes grupos sociais que deram origem à região. Destaque especial está sendo dado à relação que a população de origem indígena, negra, luso-brasileira e de colonos alemães e italianos tiveram com o território. O desenvolvimento interdisciplinar e transversal do projeto permite aos bolsistas a produção de conhecimentos sobre o município e a região e um contato com a realidade escolar.
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