APRENDENDO COM A DOCÊNCIA ASSISTIDA

Helga Haas, Carla Lavínia Pacheco da Rosa

Resumo


APRENDENDO COM A DOCÊNCIA ASSISTIDA

Miriam Aline Bonelli

addesse97@hotmail.com

   

Carla Lavínia Pacheco da Rosa

lavinia@unisc.br

 

Helga Haas

helga@unisc.br

 

 

INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC possibilita a prática em Docência Assistida, ou seja, monitoria. Projeto este que estou realizando na turma “B”, do 2º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo José Kliemann, na cidade de Santa Cruz do Sul, que teve início em junho de 2017. OBJETIVO (S): Desenvolver ações planejadas com a professora titular em sala de aula. Mobilizar as crianças para o processo de alfabetização. Desenvolver atividades de leitura e de escrita, contribuindo para que as crianças construam o nível alfabético e ortográfico de escrita a partir dos fundamentos das áreas das linguagens estudados no curso de Pedagogia. METODOLOGIA: A atividade de monitoria é realizada uma vez por semana, no turno da tarde. De acordo com o planejado, acompanho as correções individuais de atividades escritas dos alunos que estão com dificuldades na resolução das mesmas. Também ficou combinado com a professora titular que planejarei e aplicarei pelo menos uma atividade que esteja relacionada à leitura e à escrita. Para uma melhor interação e uma boa construção do conhecimento e participação de todas as crianças da turma do 2º ano, as atividades propostas serão, em sua maioria, dinâmicas e práticas. RESULTADOS: Faz poucos dias que início ao meu trabalho. Eu já havia trabalhado em escolas e tenho outras experiências com aprendizagens de crianças e interações de professor e aluno, mas o PIBID está me proporcionando algo muito bom, que é o de conhecer outras realidades a na minha formação. A Docência Assistida me possibilita participar do planejamento e do cotidiano de uma turma, em que há crianças em processo de alfabetização. Acompanhar o desenvolvimento desta turma só me oportuniza vivenciar a unidade teoria x prática. CONCLUSÃO: O PIBID é uma porta aberta a novas oportunidades, experiências e aprendizagens. Tanto para quem atuou ou nunca entrou em uma sala de aula como professora, posso afirmar pelo que experimentei até agora, que é uma experiência fantástica e única. É um espaço dado para aqueles que nunca estiveram em uma turma escolar como professor, ou simplesmente dirigindo e propondo atividades de aprendizagem para as crianças. Estar participando desse programa é uma chance que deve ser bem aproveitada, pois além de ajudar em tudo o que eu já disse anteriormente neste texto, também ajudará a planejar e ter mais clareza sobre os estágios ao longo do curso.

Palavras-chave: PIBID; Monitoria; Desenvolvimento.

Instituição: Unisc – Santa Cruz do Sul/RS.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.