O USO DO GOOGLE MAPS NA SALA DE AULA
Resumo
A história é uma área do conhecimento que busca aproximar o passado com o presente, como nos ensina Borges (1985, p. 47): “A história, hoje em dia, não visa explicar esse passado distante e morto, mas sim aproximar o passado ao presente fazendo com que eles tenham mais conhecimento do passado analisando o presente”. A tarefa do professor, enquanto mediador do conhecimento, é elaborar ferramentas com materiais diversos para o ensino e a aprendizagem. Assim, o Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência, busca aproximar o estudante à sala de aula, proporcionando trazer diferentes procedimentos de ensino-aprendizagem. A monitoria aconteceu na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz, com a turma de primeiro ano do Ensino Médio. A atividade se estendeu por três semanas. Cada aula teve a utilização de recursos didático-pedagógicos diferentes. Partimos de um método tradicional em que fizemos uma visão geral do conteúdo através de slides com mapas conceituais. Após propusemos usar uma estratégia inovadora que aproximou os alunos com o conteúdo do Egito Antigo, lançando mão de uma ferramenta que está praticamente em todos os smartphones e notebooks, o Google Maps, e na terceira semana fomos fazer uma visitação a um museu. Na primeira semana introduzimos, juntamente com a professora titular, o conteúdo, através de uma aula expositiva dialogada com imagens e slides do Egito. Após essa aula trouxemos o Google Maps e fizemos um tour pela cidade do Cairo e pelas Pirâmides de Gizé, e assim os alunos puderam visualizar a grandeza e a importância das pirâmides, que elas têm até hoje para o mundo. Partindo dessa aula, o próximo passo consistiu em visitar o Museu Itinerante Egípcio, que estava em exposição no Shopping Bourbon, na cidade de Porto Alegre. Chegando no local, tivemos um contato breve com réplicas de sarcófagos, estatuetas de faraós, roupas e objetos de decoração. Após isso fomos participar do “Show de Luzes”, quando foi contada a história de cada dinastia que compunha o Egito Antigo. Posteriormente dois egípcios que fazem parte da equipe do museu, agregaram mais conhecimento aos alunos falando do dia a dia e de costumes e tradições do Egito. Os resultados dessa nova metodologia foram de grande aprendizado para os alunos, pois despertou neles um interesse muito grande pelas pirâmides. O processo de avaliação da aprendizagem foi continuo, pois desde a introdução até o trabalho final, foi acompanhado o crescimento de aprendizagem dos alunos, fazendo com que eles elaborassem, com tranquilidade, a síntese do conteúdo tratado. Para tanto, foi pedido para que cada um tirasse uma foto das réplicas visitadas e após descrevesse, através de um cartaz, a história da foto tirada. Assim constatou-se que a partir da atividade trabalhada os alunos adquiriram um grande conhecimento sobre o assunto e demonstraram grande interesse pelas novas técnicas de ensino aprendizagem havendo um resultado positivo na educação dos alunos.
Apontamentos
- Não há apontamentos.