BULLYING ENTRE ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE NOVO CABRAIS - RS: UM ESTUDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Heloisa Elesbão, Sandra Mara Mayer

Resumo


A violência presente na escola não é um problema recente, porém atual, e deve levar em consideração suas formas de manifestação com idades cada vez menores. Atualmente, a violência está cada dia mais presente no cotidiano escolar e em todos os níveis de escolaridade, fazendo com que os indivíduos presentes nela vivenciem diversas formas e manifestações de violência. O comportamento agressivo é um fenômeno social, que acaba por atingir a população, incluindo crianças e adolescentes, por conta de fatores internos e externos à escola, como interações familiares, sociais, educacionais. A partir do momento em que esta violência se torna repetitiva e intencional, sendo caracterizada por atos cruéis e desumanos, passa a ser denominada bulllying. Existem três formas distintas de envolvimento com o bullying: autor, vítima e testemunha. Além disso, é preciso ressaltar que qualquer tipo de envolvimento pode acarretar consequências negativas a seus envolvidos, e elas que podem ser físicas, emocionais, e até mesmo de aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo geral verificar a caracterização do bullying na rede municipal de ensino do município de Novo Cabrais - RS. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa descritivo-exploratória, realizada com todos os alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Novo Cabrais - RS. Os dados foram coletados através de um questionário adaptado e a análise estatística foi realizada através do programa estatístico SPSS 22.0 (IBM, Armonk, NY, USA), sendo os dados apresentados em frequência e percentual.Através dos resultados encontrados, verifica-se que 35,6% dos alunos já foram agredidos na escola, sendo a principal forma de agressão relatada a verbal: “Me disseram nomes feios/disseram coisas de mim e do meu corpo” com 12,5%, seguida por “Me bateram, me deram socos e pontapés ou chutes” com 8,7. O local onde mais ocorreram as agressões foi o recreio (24,0%), seguido pelos corredores (4,8%) e as salas de aula com 3,8%. Com base nos dados coletados e analisados, pode-se concluir que, infelizmente, o bullying é um fenômeno presente na rede municipal de ensino de Novo Cabrais - RS. O que todos precisam ter em mente é que a melhor forma para se combater esse fenômeno é com a educação, fazendo com que todos os setores da escola caminhem juntos, a fim de construir um ambiente onde todos tenham opiniões e ideais respeitadas, utilizando dessa forma a educação como um instrumento socializador. É necessário se compreender que a violência escolar é um fenômeno perigoso e que precisa ser combatido, especialmente se ele ocorrer de forma repetitiva. 

 


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